12 de maio, dia do ASP - Essencial à Paz, Invisível à Sociedade.

Postado em : 11/05/2019



Não há categoria de funcionários mais essencial à sociedade do que o Agente de Segurança Penitenciária (ASP). Ao lado de outras carreiras como professores ou policiais, o ASP desempenha a ingrata função de manter a população segura, fazendo a custódia de presos sem muitas vezes contar com a contrapartida necessária em infraestrutura e equipamento.

Somos uma das profissões mais antigas do mundo, e podemos dizer que toda sociedade na História contou com pessoas realizando o mesmo trabalho que fazemos até hoje.

O mundo se desenvolveu, assim como a criminalidade e os problemas com a segurança pública. É inadmissível que hoje o agente penitenciário desempenhe sua função nos cárceres brasileiros em condições tão precárias quanto na Antiguidade.

Passou da hora de valorizar esse profissional tão importante e ao mesmo tempo tão esquecido pela sociedade. Isso para não dizer do abandono do próprio Estado, que não concede reajuste salariais e, quando o faz, sequer cobre as perdas pela inflação.

Esse ano de 2019 ainda guardava surpresas com o início da gestão João Doria (PSDB). No primeiro mês de mandato, Doria anuncia sua intenção de privatizar todo o sistema penitenciário paulista – o maior do Brasil, com mais de 230 mil presos e cerca de 25 mil ASPs.

Rapidamente o governo vai trilhando os passos rumo à privatização. O cúmulo do descaso veio com a declaração de Doria, segundo a qual o sistema penitenciário não tem relação com a segurança pública.

Olhando assim, parece sem sentido celebrar a data do 12 de maio – dia do ASP. Porém, o SINDCOP aproveita esse momento para reforçar o compromisso com a categoria e a defesa intransigente do Agente de Segurança Penitenciária.

Desde as primeiras declarações do governador sobre privatização o SINDCOP vem se movimentando. Nossos representantes estiveram em Brasília diversas vezes em 2019. Também marcamos presença na Assembleia Legislativa de São Paulo, em audiências públicas e reuniões. Organizamos quatro assembleias gerais da categoria e vamos fazer de tudo para barrar esse nefasto projeto de privatização.

Para valorizar ainda mais o ASP, criamos a campanha “Impossível sem Agente”, que já se tornou referência nacional. Vamos continuar na luta, sempre em prol do Agente Penitenciário, pela sua valorização e reconhecimento.

Agente de Segurança Penitenciária – Essencial à Paz, Invisível à Sociedade.





Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.