Edição especial do Jornal do SINDCOP sobre privatização começa a circular as unidades prisionais
Material é dedicado a informar e orientar a categoria a respeito das declarações do governador João Doria e da privatização do sistema penitenciário
Postado em : 31/01/2019



Começa a circular ainda nesta semana uma edição especial do Jornal do SINDCOP. Distribuído nas unidades prisionais paulistas, o material está dedicado inteiramente ao assunto da privatização do sistema penitenciário. O jornal também pode ser acessado pela internet: clique aqui.

Anunciado pelo governador João Doria (PSDB) no último dia 18, o projeto envolve passar para a iniciativa privada todos os atuais presídios do estado, além das unidades que estão em construção. A privatização se daria sob o regime de Parceria Público-Privada (PPP).

A informação causou tumulto e dúvidas entre os servidores prisionais, em especial aos agentes penitenciários, que poderiam perder seus postos de trabalho.

O jornal traz a opinião do presidente do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto, sobre as declarações do governador. Segundo Barreto, Doria não conhece o sistema penitenciário e “está falando besteiras”.

Divulgando as estratégias do sindicato contra a privatização, o jornal possui uma matéria sobre a reunião da diretoria do SIDNCOP e os próximos passos na mobilização. A decisão é de usar toda estrutura do sindicato nessa luta.

Com a publicação o servidor prisional terá em mãos vários textos informativos que mostram “o outro lado” dos presídios privatizados: a ilegalidade do projeto, a ineficácia do modelo para diminuir a superpopulação carcerária e os exemplos frustrados de privatização nos Estados Unidos.

O SINDCOP montou uma relação das principais empresas que atuam no ramo da gestão prisional e uma rápida explicação dos modelos de cogestão e PPP.

As declarações do secretário da Administração Penitenciária (SAP), Nivaldo Restivo, também foram citadas no jornal. Em entrevista a uma rádio, ele disse que o projeto ainda está em fase de estudo e que, caso haja privatização, não haverá prejuízo para ASPs e AEVPs.

Além do jornal, o portal do SINDCOP na internet inaugurou uma seção exclusiva sobre o tema privatização. Pode ser acessada direto da home do site, clicando na imagem "Tudo o que você precisa saber sobre privatização". Os conteúdos que tenham relação com o assunto produzidos pelo setor de imprensa do sindicato estarão relacionados por ordem cronológica, facilitando o acesso.

Com a intenção de informar e orientar a categoria, os esforços do SINDCOP na área da comunicação podem fortalecer e aprimorar os argumentos de servidores e servidoras, além de trazer mais esclarecimento a respeito do tema.





Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.