Lei Geral de Proteção de Dados exige que usuários do Iamspe tenham carteirinha digital com QR Code
Iamspe esclarece à reportagem do Sindcop que senha de acesso a serviços pode ser gerada no site ou no aplicativo. Por enquanto, a antiga carteirinha do Iamspe continua sendo aceita na rede credenciada.
Postado em : 14/09/2021



Carlos Vítolo

Imprensa Sindcop

 

Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados, a partir de 17 de setembro, a entrada de usuários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) no ambulatório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) deverá ser feita com a nova carteirinha digital, com QR Code.

Todos os usuários do Iamspe deverão se cadastrar com senha individual. O código identifica o usuário e libera o acesso aos serviços oferecidos pelo Iamspe.

De acordo com o Iamspe, assim que o usuário passar a código na catraca, automaticamente o sistema abrirá a ficha de atendimento e o paciente poderá subir e aguardar ser chamado na sala de espera.

Aprovada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigência em setembro de 2020 e estabelece regras sobre o uso dos dados pessoais dos brasileiros.

O Congresso determinou prazo de quase um ano para que as empresas se adequassem à lei, bem como, para que a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), ligado à Presidência da República, pudesse regulamentar as normas.

A reportagem do Sindcop entrou em contato com o Iamspe em busca de informações sobre as mudanças. Em resposta, o instituto confirmou as alterações em decorrência da implementação da lei e “que iniciou mudanças de acesso à carteirinha Iamspe, bem como no Ambulatório HSPE”.

Conforme o Iamspe, a senha pode ser gerada por meio do site www.iamspe.sp.gov.br ou pelo smartphone no aplicativo Iamspe GTI, disponíveis nas versões Android e iOS. Acesse aqui o passo a passo para cadastrar a senha. “O Instituto reforça ainda que as mudanças vêm ocorrendo em etapas com atualizações constantes e estão sendo comunicadas por meio do site do Iamspe”, aponta nota enviada à reportagem.

Informações do site do instituto apontam que, por enquanto, a antiga carteirinha do Iamspe continua sendo aceita normalmente, mas, posteriormente, a nova carteirinha, com QR Code, também será usada para identificação na rede credenciada. Por enquanto, o código só será utilizado no ambulatório do HSPE. “O QR Code impresso ou no celular funcionará para liberar a entrada e também como registro de que o usuário chegou para a consulta ou exame”. O usuário poderá utilizar o mesmo QR Code, independentemente da quantidade de consultas ou exames.

» SERVIÇO: em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento Telefônico do Iamspe pelo número (11) 5583 7001, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Ou envie um e-mail para cadastro@iamspe.sp.gov.br





Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.