Seminário virtual internacional discutirá o trabalho, o cuidado e a violência de gênero, no próximo dia 24/11

Postado em : 19/11/2020



O evento será transmitido nos respectivos horários para a América Central e México às 10h - Colômbia, Equador e Peru e Cone Sul e Brasil às 12 horas; Reunião Regional Virtual de Genebra "Trabalho, Atenção e Violência de Gênero", às 16 horas. Esta última atividade faz do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

Durante o evento serão apresentadas as principais conclusões do Estudo Regional que o ISP, a aliança com o Nodo XXI, realizou em setembro “Trabalho, atenção e violência de género nos serviços públicos no âmbito do COVID: casos da Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, México e Peru”.

Essa investigação caracterizou, entre outras dimensões, pela realidade das mulheres que trabalham nos serviços públicos em relação ao trabalho assistencial e à violência de gênero, onde ambos os fenômenos são vistos como parte de um mesmo dilema em decorrência das relações de poder.

Essas relações são típicas das sociedades patriarcais, onde as diferenças de gênero constituem hierarquias sociais que se expressam como subordinação das mulheres. Nesta ocasião, estaremos acompanhados por Rosa Pavanelli, Secretária Geral da PSI; e Marta Lamas, doutora em antropologia e pesquisadora em questões de gênero e cuidado.





Desenvolvido e mantido por Logicomp Co.