Rua Manoel Bento da Cruz, 13-45    (14) 99748-7006    sindcop@sindcop.org.br
     
SINDICATO DOS POLICIAIS PENAIS E TRABALHADORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA
Alesp aprova criação da Polícia Penal e promulgação da PEC será na próxima quinta-feira

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aprovou na tarde desta quinta-feira (23) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2022, que trata da criação e regulamentação da Polícia Penal do Estado de São Paulo.

O presidente da Alesp, deputado Carlão Pegnatari, já anunciou que na próxima quinta-feira (30) irá fazer a promulgação da PEC da Polícia Penal.

Gostaria de fazer um agradecimento aos 68 deputados que assinaram a lista para que a gente pudesse fazer a votação por acordo hoje, primeiro turno e segundo turno, que era um anseio da categoria e era um dever nosso de fazer isso antes de fazer o recesso. Quero agradecer a todos e convidá-los, os presidentes de associações, sindicatos, que na próxima quinta-feira eu irei fazer a promulgação da PEC”, disse Pignatari.

O relator da proposta, deputado delegado Olim (Progressistas) agradeceu aos deputados e lembrou o nome do Sindcop na luta e na busca pela criação e regulamentação da Polícia Penal. “[...] Sindcop, tanto que trabalharam e todos os deputados que apoiaram vocês. Agora vocês já podem dizer que são policiais mais do que merecidos, das forças de segurança de São Paulo, parabéns a todos”, disse Olim.

Diversos deputados fizeram pronunciamento parabenizando os policiais penais pela conquista da criação e regulamentação da Polícia Penal. Confira abaixo o vídeo com a votação e o pronunciamento dos deputados.

No Estado de São Paulo, os servidores aguardavam pela regulamentação desde 2019, quando a Polícia Penal foi promulgada pelo Congresso Nacional, por meio da Emenda Constitucional 104 e inserida no artigo 144 da Constituição Federal.

Vale lembrar que A PEC 2/2022 foi enviada à Assembleia pelo governador Rodrigo Garcia (PSDB), no último dia 9, após diversas cobranças e mobilizações da categoria.

O Sindcop agradece à Assembleia Legislativa pela votação e todos os policiais penais pelas lutas, mobilizações e enfrentamentos na busca do sonho que se tornou realidade, a Polícia Penal do Estado de São Paulo.

Sindcop levará filiados para a promulgação

Os filiados e filiadas do Sindcop que estiverem interessados em acompanhar a promulgação da PEC da Polícia Penal na Alesp, na próxima quinta-feira (30), devem manter contato com o sindicato no pelo telefone (14) 99748-7006.

Contato
Rua Manoel Bento da Cruz, 13-45
(14) 99748-7006
sindcop@sindcop.org.br
© 2022 - Sindcop - Todos os Direitos Reservados.