Campanha exige medidas de proteção a profissionais de serviços essenciais no combate ao coronavírus
Sob o slogan “Trabalhadoras e trabalhadores protegidos salvam vidas”, iniciativa de federação sindical internacional e organizações sindicais brasileiras busca coletar informações sobre condições de trabalho e pressionar gestores públicos e empregadores privados a melhorá-las_
Postado em : 31/03/2020

Preencha aqui o questionário: http://trabalhadoresprotegidos.com.br/.

Foi lançada nesta terça-feira, 31 de março, a campanha “Trabalhadores e trabalhadoras protegidos salvam vidas”, que busca enfrentar os impactos da pandemia de coronavírus (COVID-19) na vida e na saúde de milhões de profissionais que atuam nos serviços essenciais que não podem parar, como saúde, assistência social, educação, segurança pública, judiciário, asseio e conservação, limpeza pública, coleta de resíduos sólidos, funerárias e cemitérios, água e saneamento, energia e tributação.

Inspirada na campanha global de mesmo nome da Internacional de Serviços Públicos (ISP) – federação sindical internacional que representa 30 milhões de trabalhadoras e trabalhadores públicos em 154 países –, a iniciativa é impulsionada pelo escritório da ISP no Brasil e diversas organizações filiadas no país (veja a lista abaixo). Seu objetivo mais prático e imediato é coletar informações sobre as condições de trabalho dos profissionais brasileiros de serviços essenciais para, dessa forma, embasar as reivindicações de melhorias junto a gestores públicos e empregadores privados.

A campanha também tem como metas apresentar as necessidades de proteção a órgãos e entidades nacionais e internacionais e sensibilizar a sociedade para essa demanda de interesse coletivo, afinal, somente profissionais protegidos são capazes de salvar vidas em meio a uma pandemia como a que estamos vivendo.

Policiais penais de São Paulo podem dar sua contribuição passando um relato de como está a situação nas unidades prisionais do estado. A coleta de informações será feita por meio de um questionário online disponível no link http://trabalhadoresprotegidos.com.br/. A identificação não é obrigatória.

O link leva para o site da campanha, que reúne informações sobre prevenção à covid 19, notícias relacionadas e entidades que participam da iniciativa.

Além do formulário, o SINDCOP solicita a todos os servidores das unidades prisionais que também enviem dados e informações diárias sobre a situação pelo WhatsApp (14) 99762-7130 / (14) 99842-5509, para que o sindicato possa produzir boletins, atualizar e orientar a todos, além de cobrar o governo.

Organizações sindicais que participam da campanha:

ISP - Internacional de Serviços Públicos
ASFOC - Associação de Funcionários da Fiocruz
CNTSS - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social
CNTS - Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde
CONFETAM -Confederação Nacional dos Trabalhadores Municipais
CONDSEF - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal
CONTRACS - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comercio e Serviços
FNE - Federação Nacional dos Enfermeiros
FASUBRA SINDICAL - Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras
FENAFAR -Federação Nacional dos Farmacêuticos
FENAFISCO - Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital