O ministro enviou pedido, via ofício, ao Ministério da Saúde
Carlos Vítolo
Imprensa Sindcop
De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Justiça, André Mendonça, enviou ontem, segunda-feira (22), um ofício ao Ministério da Saúde, alegando que os policiais enfrentam situação de vulnerabilidade e correm alto risco de serem contaminados pelo novo coronavírus.
No ofício, Mendonça pede que os policiais sejam incluídos na fila de prioridade de vacinação.
O documento foi encaminhado ao até então ministro, Eduardo Pazuello. Em cerimônia discreta na manhã desta terça-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), deu posse novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga.
» Mobilização
Também ontem, mesmo dia em que o ministro encaminhou o ofício ao Ministério da Saúde, policiais de todo o país realizaram uma mobilização em defesa da categoria.
Os policiais penais de São Paulo e demais servidores penitenciários cobraram a prioridade na vacinação. Por meio da Operação Legalidade, coordenada pelo Fórum Penitenciário Permanente, que reúne os sindicatos da categoria, Sindcop, Sifuspesp e Sindasp, os policiais penais demonstraram descontentamento em relação aos governos estadual e federal, tanto pela falta de vacina quanto de valorização dos servidores. Na operação, a orientação foi de que os policiais cumprissem apenas o que determina a lei no exercício de suas funções.
Segundo o Sindcop, 62 servidores do sistema prisional de São Paulo já morreram vítimas da Covid-19.