Morre mais um policial penal vítima de Covid-19

No total são 80 servidores que perderam a vida na pandemia

Carlos Vítolo

Imprensa Sindcop

É com imenso pesar que comunicamos o falecimento de mais um policial penal, vítima da Covid-19. Arly Adriano da Costa não resistiu ao novo coronavírus.

O servidor trabalhava no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Caiuá e no próximo dia 30 iria completar 49 anos.

É com profundo pesar, que o SINDCOP lamenta o falecimento do policial penal e se solidariza junto aos familiares neste momento de dor e tristeza.

» Covid-19 já matou 80 servidores do sistema prisional de SP

Com a morte de Arly, no total, já morreram 80 servidores do sistema penitenciário do Estado de São Paulo. Em todo o Brasil já são 163 servidores que perderam a vida por Covid-19 no sistema prisional, conforme dados de um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ainda segundo o monitoramento semanal dos casos de contágios e mortes por Covid-19, foram confirmados 18.081 casos entre os servidores do sistema prisional do país. O Estado de São Paulo é o que possui maior número de óbitos.

De acordo com o boletim da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), atualizado nesta quinta-feira (8), são 71 servidores que foram a óbito no sistema prisional. O boletim aponta que foram confirmados 2.141 casos por exame PCR e 1.273 casos positivos em teste rápido.

No entanto, o Sindcop aponta que há casos não registrados na contagem do informativo da secretaria, e que o total de servidores mortos é de 80.

“Temos colegas morrendo de Covid-19 e que ainda não foram contabilizados porque aguardam exames, ou porque os exames foram feitos de forma particular, e não na rede credenciada”, disse presidente do Sindcop, Gilson Pimentel Barreto.

Na última segunda-feira (5), teve início da imunização dos policiais penais contra a Covid-19 e a SAP pede para que os servidores façam um cadastro prévio para agilizar a vacinação, que é feita nas próprias unidades prisionais. O cadastro é feito no site https://vacinaja.sp.gov.br.