Prefeito de Riversul pede construção de mais um presídio

A primeira unidade está com aproximadamente um terço da construção realizada e deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2022.

Carlos Vítolo

Imprensa Sindcop

Com a primeira unidade prisional ainda em fase de construção, o Riversul pretende levar mais um presídio para o município.

O pedido para a construção da provável segunda unidade prisional em Riversul foi feito pelo prefeito Guilherme Gomes, junto ao deputado estadual Edson Giriboni (PV), segundo nota da assessoria do deputado publicada na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar, “para muitos municípios, os presídios são fonte de geração de empregos, movimenta a economia da cidade”. Giriboni destaca que, em 2015, articulou a autorização para a construção do primeiro presídio no município. Na época, o governador era Geraldo Alckmin e quem comandava a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), era Lourival Gomes.

Agora, o parlamentar intermediou uma reunião entre o secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Cesar Restivo, e o vereador Osni Corrêa Machado, para tratar das obras da unidade em construção e também da possibilidade da ida de uma segunda unidade prisional para o município.

Segundo a assessoria do deputado, o secretário revelou que a primeira unidade de Riversul está com aproximadamente um terço da obra realizada e a inauguração deverá ocorrer no primeiro semestre de 2022.

Em relação uma possível nova penitenciária, Restivo disse que é possível e que depende apenas da questão orçamentária. Disse ainda, que no terreno cabe mais uma unidade.

Atualmente, o estado possui 178 unidades prisionais, segundo dados da SAP.