Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
O Diretor de Assuntos Jurídicos do Sindcop, Carlos Piotto, representou o sindicato em uma reunião na última sexta-feira (18), com o ex-governador e pré-candidato ao governo de São Paulo, Márcio França (PSB). A reunião ocorreu na sede do Sifuspesp, na Capital.
França foi eleito vice-governador na chapa de Alckmin em 2014. Na época, assumiu também a função de secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi governador de São Paulo em 2018, quando assumiu o cargo após a renúncia do titular, Geraldo Alckmin, para concorrer à presidência da República. Ele se candidatou à reeleição e perdeu o segundo turno para o adversário, atual governador, João Doria (PSDB).
A reunião com França na última sexta-feira discutiu o sistema prisional e, de acordo com o diretor do Sindcop, França falou na defesa do serviço público e do servidor penitenciário, já que o evento contou com participação do Fórum Penitenciário Permanente. “Ele assumiu o compromisso de valorização dos servidores públicos”, disse Piotto.
Segundo o sindicalista, França lembrou que, em seu governo, deu uma ordem para se fazer todos os pagamentos e não deixar que os precatórios gerassem dívidas, e que o governo Doria não deu prosseguimento. Segundo ele, se tivessem dado continuidade, hoje praticamente o Estado de São Paulo não teria precatórios.
“Mais de 80% dos precatórios do Estado são dívidas com os servidores públicos. A rolagem das dívidas com recursos protelatórios gera mais juros e correção monetária. No fim a dívida fica muito maior”, disse Piotto.
O Sindcop está aberto para receber Marcio França e todos os outros pré-candidatos ao governo de São Paulo.