Nas unidades prisionais os servidores tiveram que apresentar comprovante de vacinação por determinação do governador. Em relação aos visitantes, SAP diz à reportagem do Sindcop que, por enquanto, as normas continuam as mesmas publicadas no ano passado.
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Em reforço às ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, a partir desta quarta-feira (12) o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) irá solicitar o comprovante de vacinação contra a Covid-19, dos visitantes e acompanhantes dos pacientes internados no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
O comprovante pode ser o documento físico ou digital e deve conter o esquema completo de imunização. Conforme o Iamspe, “na impossibilidade da apresentação do comprovante de vacinação, o acesso de acompanhantes de pacientes internados será liberado mediante resultado de teste de PCR negativo com 72 horas de validade”. Os demais pacientes não precisam apresentar o comprovante de vacinação para entrar no ambulatório, farmácia, laboratório, pronto-socorro e outros locais do HSPE.
De acordo com o Iamspe, os pacientes com cirurgia programada, devem fazer o PCR com antecedência, por exigência pré-cirúrgica. O resultado deve ser apresentado no ato da internação.
Carteirinha digital
Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados, desde 17 de setembro do ano passado, a entrada de usuários do Iamspe no ambulatório do HSPE deve ser feita com a nova carteirinha digital, com QR Code.
Todos os usuários do Iamspe deverão se cadastrar com senha individual. O código identifica o usuário e libera o acesso aos serviços oferecidos pelo Iamspe.
De acordo com o Iamspe, assim que o usuário passar a código na catraca, automaticamente o sistema abrirá a ficha de atendimento e o paciente poderá subir e aguardar ser chamado na sala de espera.
A reportagem do Sindcop entrou em contato com o Iamspe em busca de informações sobre as mudanças. Em resposta, o instituto confirmou as alterações em decorrência da implementação da lei e “que iniciou mudanças de acesso à carteirinha Iamspe, bem como no Ambulatório HSPE”.
Conforme o Iamspe, a senha pode ser gerada por meio do site www.iamspe.sp.gov.br ou pelo smartphone no aplicativo Iamspe GTI, disponíveis nas versões Android e iOS. “O Instituto reforça ainda que as mudanças vêm ocorrendo em etapas com atualizações constantes e estão sendo comunicadas por meio do site do Iamspe”, aponta nota enviada à reportagem. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento Telefônico do Iamspe pelo número (11) 5583 7001, de segunda a sexta, das 7h às 19h, ou envie um e-mail para cadastro@iamspe.sp.gov.br.
Nas unidades prisionais, servidor público deve comprovar vacinação contra Covid-19
Os servidores públicos estaduais deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid-19. É o que determinou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por meio de decreto publicado no último dia 4 no Diário Oficial do Estado.
Segundo a publicação, cerca de 570 mil profissionais em órgão de administração direta e indireta de São Paulo tinham até o último dia 9 para a comprovação junto aos órgãos de recursos humanos, por meio eletrônico. Segundo a publicação, transcorrido o prazo, o órgão setorial de recursos humanos adotará providências para a apuração de eventual responsabilidade disciplinar.
SAP diz que restrições a visitantes continuam as mesmas por enquanto
A reportagem do Sindcop manteve contato com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para confirmar as normas de restrição em relação aos visitantes das unidades prisionais.
Por telefone, a assessora de imprensa da SAP, Mariana Borges, disse que, por enquanto, as normas continuam as mesmas publicadas no ano passado. Disse ainda que, como se trata de uma pandemia, a qualquer momento pode ocorrer alterações, mas que todos serão comunicados em tempo.
Conforme normas publicadas pela SAP, a restrição é de apenas uma pessoa por preso, a visita deve estar cadastrada no rol de visitas e ser maior de 18 anos. Visitantes com 60 anos ou mais, ou ainda integrantes de grupo de risco, somente poderão entrar se apresentarem comprovante de vacinação para Covid-19.