Webnário discute saúde mental dos policiais penais

Carlos Neves – Secretário do SINDCOP

Nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, o Movimento Policiais Penais Mulheres em Ação apresentou o 1º Webinário do projeto Estrela Dinha Oliveira, com o tema: “Saúde mental de servidores penais – pesquisa e ação, um projeto em construção”.

O Webnário contou com a participação do SINDCOP e da CIPA da Coordenadoria Noroeste, no segundo dia. O Webnário foi organizado por policiais penais femininas e todos os temas foram discutidos por mulheres do sistema penitenciário nacional.

Nos três dias foram discutidos vários temas relacionados à saúde mental dos servidores penais com suas dificuldades, ações propostas em vários estados e ações de sucessos. Todos os dias estiveram presentes mais de 450 servidores de todo o país, além de mais de 100 deputados estaduais e federais, palestrantes e mediadores.

No dia 30/11 foram discutidos os temas:  

Metodologia da pesquisa de intervenção – Prof. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira: “Situações de estresse crônico, adoecimento mental e físico entre os policiais penais” – Prof. Dra. Policial Penal Sandra de Almeida Figueira- RJ:  “Adoecimento físico e mental de servidores penitenciários” – Dra. Flávia Gallo – RJ:  “Dados da última pesquisa do IPPES sobre suicídio entre policiais militares” – Prof. Dra. Dayse Miranda – Diretora do IPPES:  “O suicídio entre policiais” – Deputada Federal Policial Katia Sastre – SP: “Apoio à valorização e melhor qualidade de vida dos servidores da segurança pública” – Deputado Federal Capitão Alberto Neto – AM, Deputado Estadual Policial Penal João Batista – Mato Grosso e Deputado Márcio Gualberto – RJ: Políticas Públicas implementadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em prol da saúde mental dos profissionais da segurança” – Policial Penal Rubia Minuzzi Tschiedel – Coordenação-Geral de Políticas Públicas para Profissionais de Segurança Pública – SENASP/MJSP.

No dia 1º/12 os temas foram:

“Violências Institucionais e Direitos” e “Dados da pesquisa entre as servidoras do sistema penal” – Policial Penal e Assistente Social Adriana Carvalho, Psicóloga Valéria Araújo: “Os direitos e a legislação” – Dra. Juíza e Prof. Ariádna Lopes, Procuradora do Trabalho e Dra. Cyntia Maria Simões Lopes: ” Violência Institucional e suicídios entre policiais penais”, casos do estado do Ceará – Deputado Estadual Soldado Noélio, Deputado Estadual Tony Brito e Deputado Federal Capitão Wagner.

Destaque da noite:

“Programas/modelos de ações em prol da saúde mental dos servidores nos Estados”Palestrantes: Policial Penal Mary Aparecida Macedo Shamas – da Penitenciaria I de Pirajuí SP/CQVIDASS/GQVIDASS/SAP. “Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em São Paulo”: Palestrante: Policial Penal e Assistente Social Fernanda Bárbara Bastos – SEJUS – “Gerência de Atenção Psicossocial dos Servidores do Espírito Santo (GAPS)”; Mediadora: Policial Penal Maria Alice Acosta – Diretora de Saúde do Servidor do SINDCOP SP.

As palestras tiveram grande interesse do público e dos deputados presentes já que é através dos programas de saúde e CIPAS que a maioria dos servidores são atendidos nas suas dificuldades nos sistemas penitenciários. As dificuldades, experiências, troca de informações e sucessos foram discutidos e elucidados entre as palestrantes e mediadora levando a crer que muitas experiências podem serem aplicadas em vários estados.

Dia 2/12 os temas foram:

“Gestação, maternidade e infâncias” e “Pesquisa com as servidoras sobre gestações e filhos” – Adriana Carvalho e Ludmila Abrante: “O ambiente e o desenvolvimento físico e mental do feto desde a fecundação” – Prof. Dra. Neurocientista – Jainne Ferreira: “A primeira infância e as relações sociais” – Prof. Dra. Anna Uziel: Boas práticas para a promoção da saúde mental dos servidores nos estados” e “Creche para os filhos das servidoras” – Policial Penal Ana Claudia dos Santos Jorge – RJ: “Unidade de Apoio a Saúde dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco (UNIASP)” – Acupunturista e Policial Penal Eduardo Kiyoaki – SERES e “Escola Penitenciária de Pernambuco (EPPE)” – Policial Penal Henrique Douglas – SERES.

O Movimento Policiais Penais Mulheres em Ação conseguiu grande sucesso no Webnário e já organiza outro para o ano de 2022 e conta com o apoio do Sindcop para que mais movimentos para as mulheres do sistema penitenciário aconteça e sejam todas reconhecidas pelo seu trabalho e dedicação.