Coquetel na sede da entidade, em Bauru, reuniu membros da diretoria, filiados e ex-dirigentes
Mesa do evento: recordando a história e se preparando para o futuro. Foto: Juliana Celano / SINDCOP.
Por Lucas Mendes
Membros do SINDCOP do passado e do presente estiveram juntos na última sexta-feira (14) para comemorar os 30 anos da entidade. O sindicato organizou uma celebração na sede, em Bauru, para marcar a data e recordar as histórias de luta e resistência nessas três décadas.
Além do presidente Gilson Pimentel Barreto e de representantes da atual diretoria, estiveram presentes ex-dirigentes e militantes de várias épocas do sindicato.
Os convidados puderam aproveitar um coquetel servido no salão de eventos do SINDCOP e acompanhar um rápido histórico da entidade, com vídeos de mobilizações e depoimentos.
Confira a íntegra do evento
O ex-presidente Ademir Rafael lembrou das dificuldades do trabalho sindical no início da entidade e da força da união e da vontade dos primeiros representantes. João Offerni Primo, também ex-presidente, destacou a evolução que o sindicato conseguiu desenvolver ao longo de sua trajetória.
Wesly Gimenez, advogado do SINDCOP, representou o Dr José Marques, responsável pelo Departamento Jurídico do sindicato, e comentou sobre o trabalho judicial do sindicato, a abrangência no estado e as ações em tramitação.
O presidente da Federação dos Sindicatos dos Servidores Público em São Paulo, Lineu Neves Mazano, fez uma análise do desmonte dos serviços públicos no Brasil e defendeu a necessidade dos sindicatos e do trabalho de mobilização dos trabalhadores.
Representando a mulheres no sistema prisional, Vânia Regina Pereira, psicóloga do sindicato, fez um emocionante relato sobre a história do SINDCOP.
Ao final das falas, foram entregues placas comemorativas aos ex-presidentes presente – Ademir Rafael e Márcia Ferraz Barbosa, e ao atual presidente, Gilson Pimentel Barreto.
O evento se encerrou com a inauguração oficial do novo prédio do SINDCOP, uma estrutura voltada ao bem-estar e à capacitação do servidor penitenciário, com atendimento de quiropraxia, auditório e alojamentos.