Inês Ferreira
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou, hoje, (21) que até o momento não há data prevista para fazer a testagem em massa de servidores e presos em Bauru. Porém, segundo informações da SAP, a cidade está incluída no programa de testagem em massa do governo do Estado de São Paulo em populações vulneráveis, a qual incluí pessoas privadas de liberdade.
As unidades prisionais foram inseridas num cronograma técnico elaborado por órgãos de saúde. A iniciativa é fruto de ações conjuntas entre as Secretarias da Administração Penitenciária, da Saúde e de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, por meio do Instituto Butantan e do Centro Paula Souza.
Números da Covid em Bauru
Hoje (21) a SAP registrou entre os servidores, no CDP de Bauru, cinco casos confirmados por exame PCR e dois casos que testaram positivo em teste rápido. Todos já retornaram as suas atividades.
No CPP I , foram confirmados três casos de servidores por meio do exame PCR. Um deles testou positivo em teste rápido. Todos já retornaram as suas atividades. Nessa unidade ainda foi detectada uma suspeita sem confirmação. O servidor está afastado preventivamente.
No CPP III , foi detectado um caso confirmado por exame PCR. O servidor já retornou as suas atividades.
Segundo a SAP, todo servidor com suspeita de diagnóstico do COVID-19 está devidamente afastado sob medidas de isolamento em sua residência, conforme orientações do Comitê de Contingência do Coronavírus e a SAP acompanha seu quadro clínico, fornecendo todo o suporte necessário para sua recuperação.
Presos
No CDP de Bauru, foi registrado um teste positivo em preso. O caso foi detectado por meio de teste rápido e o preso está isolado. No CPP I, foi detectado três casos suspeitos de presos sem confirmação. Os suspeitos estão isolados preventivamente.
Nos casos suspeitos entre os presos, o paciente é isolado e a Vigilância Epidemiológica local é contatada. Os servidores em contato com o paciente devem usar mecanismos de proteção padrão, como máscaras e luvas descartáveis. Se confirmado o diagnóstico, além de continuar seguindo os procedimentos indicados, o preso será mantido em isolamento na enfermaria durante todo o período de tratamento.
Testagem em massa

Diversas unidades prisionais da capital e do interior estão recebendo equipes desde o início do mês. A SAP informou que a está dando continuidade à testagem em massa de servidores e presos sob custódia da Pasta.
A testagem começou na Penitenciária II de Sorocaba, em junho, agora outras 26 unidades passam pelos testes.
A testagem teve continuidade no último dia 2 de julho, com a participação de unidades localizadas na capital paulista, Grande SP e Litoral Sul. Nesta primeira fase, serão contemplados 26 presídios instalados na capital, Santo André, Franco da Rocha, Osasco, Taiúva, Guareí, Irapuru, Pacaembu, Praia Grande, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Araçatuba, Mairinque, Casa Branca, Sorocaba, Americana, Campinas, Hortolândia e Capela do Alto.
Os presos com resultado positivo no teste rápido (que identifica a presença de anticorpos no organismo testado) terão coletado material para análise laboratorial do teste RT-PCR (que detecta a presença de vírus no organismo). Deste balanço, não houve qualquer internação hospitalar, todos estavam assintomáticos e com boa saúde.
fotos: Caio Daniel/Divulgação SAP