Governador João Doria informou em coletiva de imprensa que, se houver risco, restrição de visitas poderá ser efetivada
Governador de São Paulo durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira, em São Paulo
Lucas Mendes
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) ainda está analisando a restrição de visitas a presos de São Paulo, como forma de prevenção e contenção do novo coronavírus (Covid19).
A informação foi dada pelo governador João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (16), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
De acordo com Doria, a orientação passada pelo Governo ao secretário da Administração Penitenciária, Nivaldo Restivo, é de examinar a implementação da restrição de visitas nas unidades.
“Análise está sendo feita e poderá ser efetivada. Se houver risco a medida poderá ser tomada, mas no momento ainda não há restrição”, afirmou o governador.
Além de Doria, participaram da coletiva o vice-governador Rodrigo Garcia, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, David Uip e o Secretário de Saúde, José Henrique Germann.
Outras medidas também foram anunciadas:
- Determinação de trabalho à distância para funcionários públicos de São Paulo que tenham mais de 60 anos, com exceção de servidores das áreas de saúde, segurança pública e áreas essenciais, como a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Fundação Casa e Sabesp.
- Fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado de São Paulo por até 30 dias e recomendação para o mesmo tratamento no setor privado de entretenimento.
- Fechamento dos 153 Centros de Convivência do Idoso por 60 dias.
Depen suspende visitas em presídios federais
Em portaria publicada ontem (15), o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) suspendeu por 15 dias as visitas sociais dos presos do Sistema Penitenciário Federal como forma de prevenção, controle e contenção de riscos do Novo Coronavírus.
Atendimentos de advogados estão suspensos por 5 dias, “salvo necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos”. As escoltas ficam suspensas por 15 dias, com exceção de requisições judiciais e inclusões emergenciais.
Coronavírus
Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum, com febre, tosse e dificuldade para respirar.
A principal recomendação para evitar a contaminação é higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%.
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com os braços ou lenços descartáveis.
Evite aglomerações e espaços fechados com muita concentração de pessoas. Para casos mais graves, procure uma Unidade Básica de Saúde.
Mais informações acesse: https://sindcop.org.br/blog/ler?link=coronavirus-cuidados-basicos-e-como-se-proteger