ASP representante do SINDCOP participou de evento internacional no Rio Grande do Sul

Debatendo privatizações de serviços públicos, atividade foi organizada pelo comitê de jovens da ISP

Atuante na defesa do serviço público, o SINDCOP participou de um seminário com o tema “Nosso país na contramão: Enquanto o mundo reestatiza, o Brasil privatiza”.

O agente penitenciário Sérgio Dias Alves, servidor da unidade de Cerqueira César, foi o representante do sindicato no evento que ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de novembro em Porto Alegre-RS.

Organizado pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), o encontro reuniu trabalhadores e especialistas debatendo temas como o cenário das reestatizações no mundo, o combate ao discurso privatista e o cenário das relações de trabalho com as reformas no Brasil.

Para o representante do SINDCOP, existe bastante discussão sobre as privatizações nos eventos da ISP. Segundo Alves, nesse seminário o indicativo foi de que a partir de 2019 a nova política econômica será privatista e que teremos que enfrentar os governos municipais, estaduais e Federal pra que isso não aconteça.

“Em vários países os governos estão quebrando contratos para reestatizar os serviços essenciais, como água, energia elétrica e saneamento básico”, explica o ASP.

Comitê de jovens

A ocasião ainda serviu para fazer um balanço das ações do comitê de jovens da ISP. Sérgio Alves representa nacionalmente os servidores penitenciários no comitê.

Resultado dos debates, os participantes entenderam que o momento coloca desafios aos trabalhadores, principalmente no que se refere a ataques ao movimento sindical e aos serviços públicos. Também foi discutido sobre a importância de se criar espaços da juventude dentro das entidades sindicais, como coletivos, comitês e secretarias e a necessidade de se avançar na discussão entre juventude e a pauta das mulheres.

A articulação internacional é tarefa cotidiana do comitê enquanto instância da ISP. Os membros do comitê têm a tarefa de desenvolver ações de protagonismo da juventude frente ao movimento sindical e à sociedade como um todo – algo que já é bandeira da ISP.

A Internacional de Serviços Públicos é considerada a maior organização internacional de servidores públicos do mundo. O SINDCOP é a primeira entidade de defesa do servidor penitenciário, na América Latina, a participar da ISP – entidade presente em 163 países do mundo e que representa 20 milhões de trabalhadoras e trabalhadores.