Lourival Gomes adia sua participação na Alesp

Secretário da Administração Penitenciária vai esclarecer

Secretário da Administração Penitenciária vai esclarecer algumas medidas tomadas pela pasta

Um dos temas que serão debatidos com o secretário é o aumento no número de suicídios na categoria. Em menos de um mês, cinco agentes tiraram a vida. Foto: Reprodução/ALESP.

Marcada para acontecer nesta quarta-feira, 23, a reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários (CSPAP) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iria ouvir o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

No entanto, por problemas de agenda, Gomes adiou sua participação para a próxima quarta, 30/08. A reunião vai acontecer no plenário José Bonifácio da Alesp, a partir das 14h30. A participação é aberta à população.

A presença do titular da SAP foi requerida pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Coronel Telhada (PSDB), e serviria para esclarecimentos sobre a demora na convocação dos agentes aprovados no concurso e sobre a saúde dos servidores, devido ao recente aumento na incidência de suicídios.

Com a ausência do secretário a reunião da comissão marcada para hoje não consta mais na agenda semanal da Alesp. Fazem parte da CSPAP onze deputados titulares e nove suplentes, sob a presidência do deputado Delegado Olim (PP). 

Câmara dos Deputados vota regime de segurança máxima

A Comissão Especial do Regime Penitenciário de Segurança Máxima (PL 7223/06 e apensados) da Câmara dos Deputados, reúne-se nesta quarta-feira (23), a partir das 11h, para votar o parecer do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG). 

A proposta cria o regime de segurança máxima nos presídios brasileiros e prevê, entre outras medidas, o recolhimento em cela individual; banho de sol de, no máximo, duas horas diárias; e proibição de comunicação com outros presos e também com os agentes penitenciários.

As eventuais saídas do presídio deverão ser monitoradas e as visitas mensais dos familiares também serão controladas, por meio de gravação e filmagem. Nesses encontros, o preso e o seu parente ficarão separados por um vidro e se comunicarão por interfone.

Com informações da Agência Câmara de Notícias