Secretário da Administração Penitenciária vai esclarecer
Secretário da Administração Penitenciária vai esclarecer algumas medidas tomadas pela pasta

Um dos temas que serão debatidos com o secretário é o aumento no número de suicídios na categoria. Em menos de um mês, cinco agentes tiraram a vida. Foto: Reprodução/ALESP.
Marcada para acontecer nesta quarta-feira, 23, a reunião da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários (CSPAP) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) iria ouvir o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.
No entanto, por problemas de agenda, Gomes adiou sua participação para a próxima quarta, 30/08. A reunião vai acontecer no plenário José Bonifácio da Alesp, a partir das 14h30. A participação é aberta à população.
A presença do titular da SAP foi requerida pelos deputados Carlos Giannazi (PSOL) e Coronel Telhada (PSDB), e serviria para esclarecimentos sobre a demora na convocação dos agentes aprovados no concurso e sobre a saúde dos servidores, devido ao recente aumento na incidência de suicídios.
Com a ausência do secretário a reunião da comissão marcada para hoje não consta mais na agenda semanal da Alesp. Fazem parte da CSPAP onze deputados titulares e nove suplentes, sob a presidência do deputado Delegado Olim (PP).
Câmara dos Deputados vota regime de segurança máxima
A Comissão Especial do Regime Penitenciário de Segurança Máxima (PL 7223/06 e apensados) da Câmara dos Deputados, reúne-se nesta quarta-feira (23), a partir das 11h, para votar o parecer do relator, deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG).
A proposta cria o regime de segurança máxima nos presídios brasileiros e prevê, entre outras medidas, o recolhimento em cela individual; banho de sol de, no máximo, duas horas diárias; e proibição de comunicação com outros presos e também com os agentes penitenciários.
As eventuais saídas do presídio deverão ser monitoradas e as visitas mensais dos familiares também serão controladas, por meio de gravação e filmagem. Nesses encontros, o preso e o seu parente ficarão separados por um vidro e se comunicarão por interfone.
Com informações da Agência Câmara de Notícias