Dia do Agente Penitenciário
Estamos acostumados a dificuldades, pressões e tensões. Não relaxamos. Estamos o tempo todo atentos para garantir a segurança da sociedade.
Nosso trabalho é silencioso e passamos despercebidos, porque ninguém pode assistir a nossa rotina.
Somos quase que invisíveis!
Porém, quando a separação entre as muralhas das unidades se rompem, somos nós que arriscamos nossas vidas para proteger a sociedade. Muitas vezes nos tornando moedas de troca.
Muitos, depois de conviver durante anos com o ambiente insalubre das prisões e testemunhar a miséria humana, não resistem e adoecem.
Precisamos ser fortes!
Todos os dias lutamos contra as dificuldades de um sistema caótico.
Cumprimos nossa função mesmo diante da precariedade e do desleixo do Estado.
Somos heróis?
Para milhões de brasileiros que nos assistiram invadindo a sala especial da comissão da Reforma da Previdência – sim. Fizemos o que a maioria dos trabalhadores brasileiros gostariam de ter feito.
No entanto, para nossas famílias que, nas jornadas de trabalho, não sabem como retornaremos para casa – somos apenas um trabalhador, que literalmente dá o sangue pela segurança do restante da população.
Somos os agentes de segurança penitenciária. Homens e mulheres comprometidos com uma das profissões mais perigosas do mundo.
Nesta semana, em que comemoramos o dia da nossa profissão (12 de maio), queremos lembrar que temos direitos que precisam ser respeitados.
Que coragem não nos falta!
Agora que saímos do anonimato e sentimos que é possível lutar e mudar a situação, convidamos os demais brasileiros a lutar conosco e não ficarem calados quando tentam subtrair o que é nosso.
Vamos à luta!
Sem luta não existe vitória. A cada nova batalha nos tornamos mais respeitados e mais dignos da camisa que vestimos.
Homenagem do SINDCOP a Semana do Agente Penitenciário