Secretário esteve reunido com diretores do SINDCOP, no últ
Diretores do SINDCOP estiveram reunidos com o secretário Lourival Gomes, da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) para discutir a situação do CPP 3 (Centro de Progressão Penitenciária) durante o motim ocorrido em janeiro. A reunião foi solicitada pelo sindicato e ocorreu no último dia 16 de janeiro.
Estiveram presentes na reunião os diretores do sindicato Carlos Neves, Amauri Roberto Porfírio Horne, Eduardo Blasques e o presidente da entidade Gilson Pimentel Barreto. Representando a SAP estavam o secretário da pasta e o secretário adjunto Luiz Carlos Catirse.
Logo após o motim o SINDCOP oficiou a SAP solicitando reunião para discutir as denúncias de supostas irregularidades feita por servidores, o destino do CPP 3 e a situação dos mais de 200 servidores que trabalham no local.
Sobre as denúncias Gomes disse que elas estão sendo investigadas.
A respeito do CPP 3, antigo IPA (Instituto Penal Agrícola), o secretário disse que é contra a desativação da unidade. Segundo ele, o Estado tem uma enorme carência de unidades prisionais e de vagas para abrigar detentos e que fechar o IPA é inadmissível.
Ele lembrou que, em 2014 quando foi levantada essa hipótese, a SAP também se posicionou contra. Segundo ele, o ideal será reformar o CPP 3 com a ajuda de reeducandos e retornar ao trabalho o mais rápido possível.
Na reunião o secretário se recusou a falar sobre questões envolvendo a Campanha Salarial. O presidente do SINDCOP tentou discutir alguns pontos, mas a conversa não prosperou.