O agente penitenciário Rodrigo Balela Lopes, funcionário d
O agente penitenciário Rodrigo Balela Lopes, funcionário do sistema há 2 anos e natural de Birigui, foi morto a tiros no começo da noite de quinta-feira (16), na rodovia Anhanguera com a Dom Pedro, na altura do km 103, no sentido capital, em Campinas (SP). Segundo as primeiras informações a vítima estava dirigindo quando uma moto se aproximou e efetuou vários disparos.Rodrigo era Agente de Segurança Penitenciária do CDP de Campinas e foi morto de maneira brutal sem ao menos ter a chance de se defender.
Casos como o de Rodrigo também tem chamado atenção nos últimos meses. Na semana passada foi notícia nas mídias de todo o Estado, a morte de outro agente penitenciário em Franco da Rocha e o atentado contra um agente em Hortolândia que foi baleado no momento em que chegava em sua casa depois de um dia exaustivo de trabalho. E entre tantos outros casos, que vem deixando a categoria preocupada com a insegurança e falta de comprometimento do governo, que nada tem feito para a proteção dos servidores penitenciários.
Mais um agente morto depois da saída do trabalho, uma morte sem sentido que enfraquece a instituição da vida. Uma Morte de quem garante a segurança da sociedade, que vive a mercê de pessoas que devem ser contidas e separadas pelo bem comum. Mais uma vida perdida e que o SINDCOP vai, mais uma vez, cobrar seriedade na apuração deste brutal assassinato que deve ter seus responsáveis condenados o quanto antes.
O Sindcop presta condolências à família e amigos de Rodrigo Balela Lopes e deixa claro nesta manifestação de pesar, que a partir de agora outras atitudes serão tomadas junto ao governo e instituições da segurança pública. Já chegou o limite de tanto descaso com as nossas vidas e vamos lutar sem limites para que a SAP tome providências.