Servidor pode ter perdido dinheiro de seguro

Empresa que recupera seguro para policiais militares faz par

Inês Ferreira

Servidores que sofreram algum tipo de acidente de trabalho ou em trânsito, herdeiros de servidores que perderam suas vidas durante o exercício profissional, entre outros, podem ter direito ao recebimento de seguros que estão esquecidos.  Alguns,  podem ter direito ao recebimento de até duas apólices, porém por falta de informações não tiveram acesso ao benefício.

Para corrigir essa distorção, a partir de agora, O SINDCOP vai oferecer um novo serviço para os filiados. Segundo o presidente do Sindicato, Gilson Pimentel Barreto,  por meio de um convênio será possível recuperar estes seguros para que seus beneficiários recebam os valores das apólices. Dependendo do caso estes valores podem chegar a mais de R$ 200 mil.

A recuperação será feita pela P/5 Reguladora de Sinistros, sediada em Jundiaí, que estabeleceu uma parceria com o Sindicato. Segundo o  gerente comercial, Valdeir de Souza, o convênio poderá beneficiar servidores que se enquadram em casos de invalidez ocorridos  há mais de um ano e casos de mortes ocorridos há mais de 3 anos. Em caso de morte se houver herdeiros menores de idade o prazo para recebimento do benefício é ainda maior.

“Muitas pessoas não sabem que tem direito ao seguro e por isso ele fica esquecido. Existem casos diversos, que precisam ser analisados individualmente”, afirmou o gerente.

Souza é especialista  em recuperar seguros de policiais militares. Conforme  ele,  a vários casos de policias já indenizados que foram publicados em Diário Oficial.

É possível  fazer a recuperação de todas as formas de apólices ( seguradoras) como particulares, do Estado ou de  associações contratadas pelo servidor. Podem ser  recuperadas a apólices de mortes, invalidez, contas bancárias, acidentes de trânsito, entre outros.

Para saber se o servidor tem ou não direito ao seguro é preciso fazer uma investigação e no caso de invalidez requisitar periciais médicas.

O ASP, Rogério Garcia Muller é um exemplo de um servidor que não sabia que tinha direito ao recebimento de seguro. Ele sofreu um acidente de moto a caminho do trabalho em 2013, fraturou um dos dedos que por causa do acidente perdeu o movimento.

“Fiquei sabendo que tinha direito ao seguro quando fui ao médico. Entrei em contato com a empresa P/5 e recebi  R$ 9 mil”, disse o servidor.

Duas apólices

Segundo o gerente no período de 2012 a 2014, os servidores tiveram direito a duas apólices de seguro. Isto ocorreu porque em 2013 o governo de Estado decidiu acabar com os seguros particulares e oferecer seguro-próprio ao servidor. No entanto, o seguro oferecido pelo  Estado , embora tenha sido contratado em 2013, ele era retroativo a 2012 e passou a vigorar no início de 2014. Isso gerou duplicidade do benefício.

“Muitos receberam apenas uma apólice e não sabem que ainda têm direito ao recebimento da outra. Quem recebeu do Estado não sabe que tem direito a particular e vice-versa”, afirmou.

Interessados

Para ter acesso aos dados e saber se tem direito ou não aos benefícios é preciso fazer uma investigação por meio de um processo de apuração. Este processo será   feito pela P/5.

Os interessados deverão procurar o Sindicato e fazer uma inscrição prévia.  Após essa inscrição será agendado um horário para atendimento do servidor ou dos dependentes.

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