O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciár
O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista, Sindcop representado pelo seu Presidente Sr. Gilson Pimentel Barreto, Vice Presidente Sr. Carlos Neves, Membro do Conselho Fiscal Sr. Carlos Roberto Romacho e o filiado Eliseu Carlota, durante mais uma reunião realizada com o Secretario Dr. Lourival Gomes e coordenadorias da SAP, cobraram resolução quanto à falta de automatização de unidades prisionais da região.
Durante o encontro que aconteceu no ultimo dia 11/06/2015 conforme divulgado anteriormente, a diretoria sindical reforçou as várias solicitações junto à SAP sobre automatização da penitenciária feminina de Pirajuí.
Na ocasião o secretário de Segurança pública Lourival Gomes esclareceu que a unidade deverá ser automatizada no inicio do próximo ano.
Conforme o secretário, mesmo com a redução de recursos da secretaria, outras três unidades do estado devem ser automatizadas ainda este ano, entre elas a Penitenciária II de Serra Azul.
O sistema de travas automáticas nas celas dos presídios e CDP’S foi adotado em 2012 no Estado de São Paulo e permite que os presos sejam liberados para banho de sol e outras atividades internas, sem que os agentes tenham contato físico com os detentos, garantindo mais segurança ao sistema e ao exercício diário das funções dos agentes de segurança penitenciária.
A automatização das unidades prisionais permite que as portas das celas sejam acionadas pelo agente através do painel de controle, pelo qual é possível abrir ou fechar cada cela individualmente ou todas ao mesmo tempo.
O Sindcop vem reforçando o pedido de automatização na penitenciária feminina de Pirajuí e espera a resolução do problema conforme compromisso firmado pelo secretário durante a reunião com a diretoria do Sindcop, que vem lutando de forma incessante para garantir melhorias e mais segurança aos trabalhadores do sistema penitenciário.