Na ultima sexta feira, 26/02 o Sindicato dos Servidores Púb
Por Gisela Nardelli
Assessoria de Imprensa Sindcop
Na ultima sexta feira, 26/02 o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema penitenciário paulista – SINDCOP levou para Brasília projeto que trata da valorização dos agentes penitenciários e servidores públicos. A reunião contou com a presença do vice-presidente do sindicato Carlos Neves, o diretor do Conselho Fiscal da entidade Carlos Roberto Romacho e ainda representantes do Conselho Nacional de políticas Criminal e Penitenciária e a diretoria do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN. No Projeto foram incluídos assuntos como a regulamentação da profissão do agente penitenciário, a PEC 308, a implantação da Polícia Penal, e ainda foi apresentado o anteprojeto para a formação de um grupo de trabalho para regulamentação das carreiras, étnicos como enfermeiros, oficiais operacionais, motoristas entre outros. Também estabelece que cada categoria tenha representantes do sistema penitenciário.
Outro assunto de importância discutido no encontro foi a situação da saúde dos servidores penitenciários, assunto questionado pelo Conselho Nacional de políticas Criminal e penitenciária.
O vice-presidente do Sindcop Carlos neves passou a triste realidade que se encontra o Estado de São Paulo e até mesmo todo o brasil, quanto aos problemas psiquiátricos que passam grande parte dos agentes em suas respectivas unidades.
Um tema polêmico foi a terceirização no sistema penitenciário. Depois de serem apresentados vários pontos contra, comentadas a experiência em vários Estados da Federação, foi consenso que é dever do Estado no cumprimento da pena, e que não se poder terceirizar esta obrigação, consenso também do CNPCP.Depois destas discussões dirigidas pelo representante do sistema penitenciário nacional no CNPCP, Jose Roberto Neves, todos os tópicos foram encaminhados, para possíveis mudanças junto ao Governo e o Ministério da Justiça.