SINDCOP se reúne com vereadora Chiara Ranieri

Objetivo foi de aprofundar conhecimento sobre o sistema peni

Vereadora Chiara Ranieri, durante Sessão legislativa de 20 de fevereiro. Foto: Divulgação – Câmara Municipal de Bauru

Na última segunda-feira (20), diretores do SINDCOP estiveram reunidos com a vereadora Chiara Ranieri (DEM), para discutir a situação do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) 3, destruído durante motim ocorrido em janeiro. A reunião foi agendada pelo sindicato após audiência pública feita na Câmara Municipal, que debateu o sistema penitenciário, em que a vereadora mostrou interesse em obter mais informações sobre o problema.

Representando o SINDCOP, estavam os diretores Helton Pini e Eduardo Blasques. Na ocasião, foi passado à parlamentar um panorama geral do sistema penitenciário paulista, com informações sobre a situação atual das unidades de Bauru.

O foco da discussão envolveu o CPP3, antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), devido ao motim e evasão dos reeducandos e destruição da unidade, no final de janeiro.

Os representantes do SINDCOP esclareceram os interesses envolvidos na tentativa de fechamento do CPP3, fato que pode afetar cerca de 200 servidores da unidade. A vereadora se dispôs, inclusive, a visitar as dependências do CPP3, para avaliar as condições do local. A visita precisa aguardar autorização da SAP (Secretaria da Administração Penitenciária).

Comissão especial

Após a reunião com o SINDCOP aconteceu a sessão ordinária da Câmara dos Vereadores. Durante os trabalhos, Chiara formalizou o pedido para criar uma Comissão Temporária, a fim de que o legislativo municipal, junto com outras instituições, possa aprofundar o debate sobre o sistema penitenciário.

As discussões sobre o tema tiveram destaque para a população bauruense após a audiência pública do último dia 16. Convocada por todos os vereadores, a audiência reuniu membros do SINDCOP, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público e da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) discutindo a questão carcerária e a situação do CPP3.

Durante sua fala, Chiara também confirmou a importância de destinar recursos do Fundo Nacional Penitenciário para a reforma do CPP3. Segundo a vereadora há um montante de R$ 2,4 bilhões disponível para investimentos no setor.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública