O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciár
Por Gisela Nardelli
Assessoria de imprensa sindcop
O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista-SINDCOP, representado pelo Diretor do Conselho Fiscal, Carlos Roberto Romacho e o Vice Presidente da entidade Carlos Neves, que também são diretores da Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários – FEBRASP, participaram, nesta quinta feira 26/02/2015, do primeiro dia do Workshop no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciaria.
Estiveram presentes também, diretores da FEBRASP do Estado do Paraná, Espírito Santo, Ceará e Distrito Federal. O workshop faz parte dos trabalhos do SINDCOP e da FEBRASP para inclusão dos servidores penitenciários nas políticas penitenciarias nacionais, uma vez que os servidores sempre ficaram na marginalidade das políticas nacionais.
A FEBRASP já conseguiu incluir no Conselho um representante nacional dos servidores, Jose Roberto Neves, que é agente penitenciário no Paraná, e discute os temas relevantes para a categoria e suas possíveis soluções na ótica do servidor penitenciário.
Carlos Neves teve a palavra no Conselho Nacional e falou sobre as penas alternativas, prisões provisórias e a possibilidade de usar o monitoramento eletrônico, nestes casos, desde que sejam nos crimes de menor potencial ofensivo e de dano ao patrimônio, podendo assim ajudar na diminuição da população carcerária nos CDPs, onde os presos ainda não tem condenação e chegam a ser por volta de 240.000 prisões provisórias no País. Mas é claro que o monitoramento não poderá ser aplicado em todos os casos.
O workshop continua nesta sexta feira dia 27/02/2015 com temas ligados à valorização da profissão dos agentes penitenciários. O SINDCOP continua a luta pela categoria em prol da resolução dos problemas frequentes que envolvem o sistema carcerário e as necessidades dos colegas agentes públicos, que sofrem com a falta de estrutura no ambiente de trabalho.