28 de outubro – Parabéns Servidor Público !

28 de outubro – Parabéns Servidor Público!

O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista – Sindcop – parabeniza a todos os servidores por mais um “Dia do Servidor Público”, comemorada no próximo dia 28 de outubro. Esta data foi instituída em 1937, no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio do Conselho Federal do Serviço Público Civil.

Entretanto, devemos refletir sobre uma pergunta: há motivos reais para esta comemoração?

Em conversa com a assessoria de imprensa do Sindcop, alguns Agentes de Segurança

Penitenciária (ASP) deram suas opiniões:

“Nosso salário poderia ser melhor, mas também não é dos piores. Tem muita gente que rala muito mais e ganha muito menos, apesar do nosso trabalho incluir um risco.”

“Somos maus vistos pela sociedade. Mas desempenhamos um papel que é fundamental.”

“Poderia haver mais cursos de capacitação.”

“Enquanto uma boa parte da população está desempregada, eu não tenho esse problema, embora não tenha um salário exorbitante. O lado ruim é o risco iminente que corremos. Para melhoria do sistema, deveria haver uma reformulação total do Código Penal.”

“Gosto de ser ASP, só não gosto de como o Governo nos trata.”

“Apesar de presidente do sindicato, sou ASP e vejo em meu dia –

a – dia a precariedade das condições de trabalho. Nosso trabalho é extremamente desgastante. Vemos companheiros de trabalho doentes exercendo suas funções e o Estado não nos beneficia em quase nada. Temos mais deveres do que direitos. Será que neste 28 de outubro temos motivos reais para comemorar? Esperamos que no próximo mandato, nosso Governador olhe com bons olhos

para nós, funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária, e atenda nossas reivindicações, principalmente quanto aos reajustes salariais.”

Vale lembrar que, segundo o Decreto nº 60.826 de 13 de outubro de 2014, o feriado do Dia do Servidor Público no Estado de São Paulo foi transferido para o dia 31 de outubro, sexta – feira, por motivos convenientes tanto para o servidor como para a Administração Estadual. O Decreto não se aplica às repartições públicas que prestam serviços essenciais e de interesse público que tenham funcionamento ininterrupto.

E você, gostaria de compartilhar sua opinião? Escreva-nos, telefone, mande sua sugestão de pauta. O Sindcop continua a serviço dos servidores do Sistema Penitenciário Paulista.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública