Agentes Penitenciários participam de evento da OAB Federal
Agentes Penitenciários participam de evento da OAB Federal sobre Sistema Prisional
Os representantes dos agentes penitenciários falaram da realidade vivenciada pelos trabalhadores e solicitaram apoio da OAB para as agendas da categoria que podem contribuir pra superação da crise carcerária
Representantes da FEBRASP (Federação a qual faz parte o SINDCOP) e FENASP participaram nesta terça (04) do encontro da OAB Federal que discutiu a crise do cárcere no Brasil. O evento foi organizado pelo Conselho Nacional da OAB, que convidou as federações de representação nacional para levarem pro debate, a realidade vivenciada pelo trabalhador penitenciário.
A FEBRASP foi representada pelo vice-presidente Lenadro Vieira (DF) e pelos diretores José Roberto Neves (PR) e Wesley Bastos (DF). A FENASPEN foi representada pelo seu presidente Fernando Anunciação (MS) e pelo diretor João Batista (MT).
O evento teve como palestrantes o jurista Miguel Reale Junior; o diretor geral do DEPEN/MJ, Augusto Rossini; a presidente do CONSEJ e Secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uilie Gomes, entre outros convidados do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público. As manifestações foram pautadas na necessidade de politicas efetivas e de investimento no sistema prisional brasileiro, para superação da crise e para o combate ao crime organizado que age dentro das prisões.
Os representantes dos agentes penitenciários falaram da realidade vivenciada pelos trabalhadores e solicitaram apoio às agendas da categoria, como a necessidade urgente de criação do marco regulatório da profissão e da inclusão do sistema prisional no texto da constituição federal. Também lembraram que a crise no Maranhão não é e exclusividade daquele estado, e alertaram que outros estados poderão sofrer dos mesmos problemas se medidas emergenciais não foram adotadas pelos governos.
No evento foi criada uma comissão nacional permanente da OAB para o monitoramento da crise penitenciária no Brasil. Os representantes dos agentes Penitenciários se dispuseram a contribuir com essa comissão para levar pra ela o olhar dos trabalhadores que vivenciam o dia-dia das prisões brasileiras.