A diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia – Sinpojud, está lutando, junto com a Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), pela regulamentação do direito à greve. Participam ainda da defesa, centrais sindicais nacionais e internacionais em parceira com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Internacional de Serviço Público- ISP, além da Confederação Sindical Internacional (CSI).
O próximo dia 18 de fevereiro de 2015 é o dia de ação global estipulado pela OIT para resolver o conflito sobre o direito à greve e à crise do mecanismo da instituição no controle. Para o presidente da CSPB, João Domingos, é preciso uma definição imediata para que os sindicatos e trabalhadores possam lutar pelos seus direitos. “Esta é uma grande preocupação para a CSPB e suas afiliadas, assim como também da ISP. Precisamos cada vez mais defender o direito dos trabalhadores através de um movimento sindical forte e representativo. Por isso, sempre fazemos uso dos mecanismos de controle da OIT para combater tais violações e proteger os trabalhadores”, destaca João Domingos.
Para o diretor de Imprensa do Sinpojud, Zenildo Castro, esse é um momento importante para todos os servidores públicos. “É um momento de luta. Independente da categoria temos de nos unir e lutar pelo direito do trabalhador brasileiro, o direito à greve”, defende Castro. De acordo com o presidente da CSPB, caso não seja alcançado um acordo, a confederação apoiará a ISP a entrar com recurso ao Tribunal Internacional de Justiça, para obter um parecer sobre a questão, como previsto na Constituição da OIT e na Constituição Federal do Brasil, de 1988.
Fonte: Sinpojud com informações da Secom/CSPB