Agentes penitenciários encontraram 12 celulares, três carr
Agentes penitenciários encontraram 12 celulares, três carregadores, drogas e duas facas de mesa sem cabo, dentro de vasos sanitários e vasilhames que estavam dentro das celas 7 e 8 da Casa de Detenção de Ariquemes (CDA), a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. Os objetos foram encontrados na terça-feira (20), e divulgados nesta quinta-feira (22). A direção acredita que os itens entraram na unidade por meio de visitantes, e diz ainda que um dos três detectores de metais da unidade está quebrado.
O diretor da instituição prisional, Weber Carvalho, explica que as vistorias são feitas diariamente em todas as celas da Casa de Detenção, incluindo as alas masculinas e femininas. Ele acredita que os objetos encontrados tenham entrado na unidade por meio de visitantes, e que outros podem ter sido jogados por cima do muro, já que a estrutura, segundo Carvalho, é baixa. “Os objetos oferecem riscos tantos aos agentes, como a população, por isso trabalhamos efetivamente para coibi-los. Os familiares também devem ter consciência”, enfatiza.
Segundo o diretor, na unidade de Ariquemes há três detectores de metais que auxiliam na inspeção durante a visita, no entanto, um dos aparelhos está quebrado há cerca de dois meses. Carvalho diz que já informou a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) sobre o problema. A assessoria de imprensa da Sejus confirmou que está ciente da quebra do aparelho, e que a secretaria está analisando a possibilidade de conserto, ou de aquisição de um novo detector para unidade de Ariquemes.
Motim
Na semana passada, 14 presos foram transferidos da CDA para outras unidades do estado, após dois agentes penitenciários, um policial militar e quatro presos ficaram feridos durante uma confusão, na manhã de sexta-feira (16). A direção não soube informar o que motivou o início de motim.
As informações são do portal de notícias G1