DESATIVAÇÃO DO IPA

Servidores participam de reunião com deputados na Alesp

Servidores penitenciários que trabalham no CPP III (Centro de Progressão Penitenciária) antigo IPA (Instituto Penal Agrícola) estiveram ontem, 6 de fevereiro,  reunidos com deputados na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo). Os servidores estavam acompanhados de lideranças sindicais e do vereador de Bauru, Roque Ferreira. A reunião teve o objetivo de pedir aos deputados apoio para a mobilização contra a desativação do IPA.

O presidente e o advogado do SINDCOP, Gilson Pimentel Barreto e José Marques, respectivamente, participaram da reunião, que contou com a presença dos deputados estaduais do PT (Partido dos Trabalhadores), Adriano Diogo e Marcos Martins. Também estava presente representantes do Sifuspespe.

A solicitação da reunião foi feita pelo vereador Roque Ferreira. Durante o encontro o vereador explicou aos deputados que o CPP III esta sem pleno funcionamento e que a desativação do mesmo pode piorar os problemas da superpopulação do sistema carcerário de Bauru, além de prejudicar mais de 200 servidores.

O deputado Adriano Diogo ouviu atentamente os servidores e o presidente do SINDCOP que fizeram um breve relato sobre o sistema prisional bauruense. O advogado do SINDCOP falou sobre as ações judiciais propostas pela entidade para minimizar os problemas da superlotação carcerária.

O deputado ficou surpreso ao tomar conhecimento da intenção do governo em desativar o antigo IPA.

“No momento em que nada está funcionamento, que temos inúmeras denúncias sobre as péssimas condições do sistema carcerário querem fechar o que é bom, o que está funcionamento e que cumpre a função de ressocialização. Porque querem acabar com o que está dando certo?”, questionou o deputado.

Ele ainda concluiu que aparentemente a desativação da unidade além de ter objetivos políticos, tem interesses relacionados à especulação imobiliária.

“Essa é uma experiência boa que pode virar um loteamento”, afirmou o deputado.

Depois de ouvir os servidores e sindicalista, o deputado ligou para o secretário da (SAP) Secretaria da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. No entanto, não foi atendido porque o secretário não estava em seu gabinete.

No final da reunião o deputado solicitou aos servidores um relatório sobre a realidade do antigo IPA e também que a reunião fosse registrada em ata. Ele também se comprometeu em falar com representantes do governo e interceder pelos servidores contra a desativação das unidades.

O deputado Martins se solidarizou com as reivindicações dos servidores e também manifestou total apoio a mobilização.

Mobilização

Os servidores continuam mobilizados contra a desativação do IPA. Na última terça-feira eles participaram da sessão da Câmara de Vereadores de Bauru onde denunciaram os problemas dos CPPs de Bauru. Na ocasião o presidente do SINDCOP usou a tribuna para falar sobre a situação dos servidores e os problemas da superlotação.

No próximo dia 11 de fevereiro, os servidores estarão reunidos com o prefeito de Bauru Rodrigo Agostinho e no dia 13 de março eles participam da uma audiência pública na Câmara de Vereadores.

VEJA MAIS FOTOS

Notícias relacionadas

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados