O Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (SP),
Do G1 Sorocaba e Jundiaí / Imagem Internet
O Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz (SP), inaugurado em agosto do ano passado, registrou a sua segunda fuga de preso na ultima semana, uma terça-feira (10) de fevereiro de 2015. Segundo a Polícia Militar, três detentos da Ala I escaparam quando foram liberados para o café da manhã.
O alarme da torre disparou e os agentes penitenciários perceberam a fuga. As polícias Civil e Militar fizeram buscas durante todo o dia pelas redondezas do presídio, mas eles não foram localizados. Em setembro do ano passado, um mês depois da inauguração, nove homens conseguiram sair da penitenciária. O Centro de Progressão de Porto Feliz tem capacidade para 1.100 presos e atualmente está com 1.080. Em nota à imprensa, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou a fuga de três detentos. Segundo a SAP, eles fugiram por volta das 5h, no momento em que os alojamentos foram abertos para o café da manhã ser servido.
A SAP ressalta que Unidade Prisional é de regime semiaberto e, de acordo com a legislação, “não dispõe de vigilância armada e nem é cercada por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e auto-responsabilidade, que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão”, diz a nota. A secretaria instaurou procedimento disciplinar para apurar as circunstâncias da fuga. Se os fugitivos forem localizados, retornarão sob regime fechado