Dia da Consciência Negra

Em função do Dia da Consciência Negra

Dia 20/11 será ponto facultativo em mais de 100 municípios de São Paulo

Em função do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Governo do Estado de São Paulo decretou ponto facultativo para os municípios que editaram lei instituindo o feriado. Apenas as repartições que prestam serviços essenciais, de funcionamento ininterrupto, terão expediente normal.

O Dia da Consciência Negra foi estabelecido em 2003, mas apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei (12.519/2011) que criou a data, sem obrigatoriedade de feriado. A origem da data é devida a morte de Zumbi, em 1695, que foi o último líder do Quilombo dos Palmares – o maior dos quilombos do período colonial. 

O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista – Sindcop – reconhece a importância do movimento de conscientização negra, assim como o significado das comemorações, afinal, “quem não luta por seus direitos não é digno deles”.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública