Em apenas 11 dias, segundo túnel é flagrado na maior penitenciária de MT

Um túnel foi descoberto na Penitenciária Central do Estado

 Um túnel foi descoberto na Penitenciária Central do Estado (PCE), maior unidade prisional de Mato Grosso, localizada em Cuiabá, nesta sexta-feira (23). Os agentes penitenciários realizavam uma fiscalização nas alas da unidade prisional quando flagraram o túnel, na cela 21, do raio 5. Os servidores também verificaram que as grades da cela foram serradas e que o buraco teria começado a ser escavado na sexta. De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), o setor de inteligência do sistema penitenciário não soube precisar o horário em que o túnel começou a ser escavado. Também não divulgou quantas pessoas estavam participando da tentativa de fuga. Ainda segundo o órgão, a Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) deverá tomar os procedimentos para investigar a ocorrência. Essa é a segunda tentativa de fuga descoberta na Penitenciária Central do Estado (PCE), somente no mês de janeiro. No dia 12, no raio 1, os agentes  flagraram o momento em que detentos realizavam a escavação de um túnel. A secretaria não informou as dimensões do buraco e nem quantos presos estavam no local, no momento.

A Penitenciária Central do Estado tem uma população carcerária de aproximadamente 1.700 reeducandos, conforme a secretaria, distribuídos em cinco raios. No último ano, a penitenciária registrou quatro fugas e três tentativas. Para reforçar a segurança, filhotes de gansos estão sendo treinados  na unidade. As aves, conhecidas popularmente como “gansos sinaleiros”, foram adquiridas para intensificar a vigilância já feita pelos agentes e evitar fugas no local.

As informações são do portal de notícias G1

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública