No Pará, sistema penitenciário recebe denúncias de foragidos por aplicativo

O Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) começa

 O Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) começa a receber, a partir desta sexta-feira (23), em caráter experimental, denúncias sobre foragidos por meio do aplicativo WhatsApp. A ideia é agilizar a captura de presos, além de auxiliar outras demandas do sistema prisional. O cidadão pode mandar mensagem para o número (91) 98814-1218, a qualquer hora do dia, durante toda a semana.

Até o momento, a Superintendência recebe denúncias por meio do Disque Denúncia (181), criado em 2006 para testemunhas que não queiram se identificar. Agora, com mais um canal de comunicação espera-se combater a violência com mais vigor.

“Queremos aproveitar a funcionalidade dos smartphones para contar ainda mais com o apoio da população. Outros Estados, como o Piauí, já utilizam o aplicativo como ferramenta no combate à criminalidade. A tecnologia se tornou eficiente porque é possível enviar fotos, áudios e vídeos, o que garante mais precisão quanto às denúncias”, explicou o tenente coronel Mauro Matos, diretor da Assessoria de Segurança Institucional da Susipe.

O sistema de recebimento de denúncias por meio do aplicativo funcionará durante 24 horas pela internet. Todas serão repassadas para a equipe da Assessoria de Segurança Institucional da Susipe, responsável pela apuração e investigação dos casos ligados ao sistema prisional.

A divulgação de nomes e fotos de foragidos é realizada pelo site da Susipe  e de suas mídias sociais. Os canais alertam a população sobre a importância de repassar informações sobre a localização dos fugitivos pelo 181 e WhatsApp.

Nos últimos dois meses, cerca de 30 foragidos de Justiça foram recapturados com a ajuda da população. O banco de dados de presos fugitivos do sistema prisional paraense está disponível na página da Susipe na internet, no link “Procurados”, e é atualizado mensalmente. As fotos dos fugitivos são divulgadas diariamente no Facebook e Twitter.

                                                                                                                               As informações são do portal G1

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública