Estamos no mês da campanha mundial contra o câncer de pró
Foco na saúde masculina
Estamos no mês da campanha mundial contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas: o Novembro Azul, um movimento nascido na Austrália, em 2003, em virtude do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado dia 17/11.
O Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário Paulista – Sindcop – alerta todos os funcionários do sistema penitenciário paulista para a conscientização e prevenção do câncer de próstata, assim como os cuidados com outras doenças masculinas.
Consulte seu urologista para fazer os exames preventivos. Segundo o médico urologista Christiano Almeida Drumond, o diagnóstico precoce é fundamental. “A importância do homem procurar o especialista se dá pelo fato de o urologista ser o médico capacitado para diagnosticar e tratar as afecções masculinas, bem como promover as ações que permitam um envelhecimento saudável, com qualidade de vida”, esclarece.
Apesar de curável, este tipo de tumor ainda é o mais frequente entre homens com mais de 50 anos e, por isso, a prevenção e o diagnóstico precoce são tão importantes. Você sabe o que é a próstata, quais são as principais causas deste câncer, seus sintomas e se ele pode causar impotência?
PRÓSTATA: Uma glândula do sistema reprodutor masculino que contribui para produção e armazenamento do sêmen
CAUSAS DO TUMOR: Não existe uma causa específica, mas alguns fatores influenciam seu desenvolvimento como histórico familiar, idade e homem negro.
SINTOMAS: Pode não causar sintomas no início da doença, mas o paciente pode sentir dificuldade para urinar, sangramentos, infecções urinárias, dor nos ossos e insuficiência renal.
CAUSA IMPOTÊNCIA? Tanto a função erétil como a continência urinária podem variar de acordo com o tipo de tratamento.
Dicas de Prevenção
O Centro de Referência da Saúde do Homem elenca 5 dicas para evitar doenças graves como o câncer de próstata:
1. Autoexame dos testículos deve ser mensal
Prática pode evitar o aparecimento de câncer de testículo e deve ser realizada entre os 15 e 35 anos, após o banho, com o objetivo de detectar nódulos, ou a presença de varizes testiculares.
2. O exame físico da próstata (“toque”) passa a ser obrigatório após os 40 anos
O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais os matam. A patologia pode ser evitada (e o tratamento será menos invasivo) se o paciente realizar o check-up anual que inclui, também, coleta de sangue.
3. Tabagismo é um grande vilão
A fumaça do cigarro contém muitas substâncias químicas que são absorvidas e eliminadas pelo organismo pela urina, o que aumenta o risco de desenvolvimento de tumores na bexiga. Além disso, o cigarro “entope” os vasos sanguíneos e como consequência a circulação de sangue no pênis é bem menor, facilitando a ocorrência de disfunção erétil.
4. Prevenção ajuda a viver mais e melhor
Não deixe de usar camisinha nas relações sexuais e de fazer os exames preventivos. Além disso, tenha um bom diálogo com sua parceira. A confiança é importante para que o sexo satisfaça plenamente o casal.
Fontes: http://www.defatoonline.com.br/noticias/ultimas/10-11-2014/preconceito-e-machismo-impedem-diagnostico-do-cancer-de-prostata-diz-especialista e
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=238265