Matéwria: G1 Vale do Paraíba e Região
O CDP de São José é uma das unidades que vão receber cobertura contra invasão de drone.
Após cinco ocorrências envolvendo o uso de drones – mini-helicóptero guiado por controle remoto – para entrega de ‘encomendas’ na Penitenciária em Potim e no Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) decidiu instalar telas e cabos de aço no telhado das unidades para impedir o acesso dos equipamentos.
O processo para abertura da licitação está na consultoria jurídica da secretaria. Não há prazo para instalação. A pasta não revelou estimativa de custo para a instalação do aparato.
As telas e cabos de aço serão colocados no pátio dos dois complexos prisionais que abrigam, juntos, 3.495 detentos. Ambos estão superlotados.
A medida foi anunciada nesta quinta-feira (26), depois que os agentes penitenciários frustraram a tentativa de criminosos que tentavam lançar celulares no pátio do CDP de São José. Três pessoas foram presas e o equipamento foi apreendido próximo à unidade. Desde março, a unidade foi alvo de ações semelhantes outras duas vezes.
Na Penitenciária 2 de Potim foram outras duas ocorrências, em maio. Na primeira ação, o drone não suportou o peso dos celulares que transportava e caiu próximo à unidade. Na última, no dia 17 de maio, o drone foi abatido a tiros pelos agentes penitenciários, mas os detentos conseguiram pegar a caixa com celulares que era transportada pelos equipamentos.
Nas ocasiões em que as \\\’encomendas\\\’ foram entregues por meio dos drones, a SAP acionou o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) para fazer um pente-fino nos locais e recolher drogas e celulares lançados para os presos.