Penitenciárias do V. do Paraíba recebem proteção anti-drone

Os presídios do Vale do Paraíba estão recebendo telas de

Com informações do portal de notícias G1

Os presídios do Vale do Paraíba estão recebendo telas de proteção sobre os pavilhões. A medida é uma resposta ao uso de drones por criminosos para levar drogas e aparelhos celulares para dentro dos presídios.

Em 2014, cinco drones (mini-helicópteros guiados por controle remoto) foram apreendidos em presídios da região. Em maio, a penitenciária de Potim interrompeu a visita aos detentos após guardas avistarem um drone sobrevoando a área. O equipamento foi abatido por policiais. Já no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, criminosos usaram os equipamentos três vezes – em duas conseguiram chegar ao alvo, levando drogas, celulares e baterias. Três pessoas foram detidas. 

Em São José dos Campos, cerca de 180 metros quadrados de telas foram instalados no CDP. Segundo Marcelo Martins, diretor técnico da unidade, a medida vai reforçar a segurança no local. “É uma tela para aguentar o tempo e o peso. Ela vai proporcionar mais segurança para a unidade, segurança para os próprios presos, para os familiares deles e para os nossos funcionários, porque vai evitar que sejam lançados drogas, celulares e até armas”. 

Além de São José, o CDP de Taubaté, a Penitenciária 1 de Tremembé e a Penitenciária 1 de Potim também já têm telas de proteção. Atualmente, a medida também está sendo implantada na Penitenciária 2 de Potim.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública