A Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP) do Estad
A Secretaria da Administração Penitenciaria (SAP) do Estado de São Paulo inaugurou na ultima sexta feira, 26-12, mais uma unidade penitenciaria masculina.
O complexo de segurança foi construído na cidade de Taquarituba e deve beneficiar a população carcerária de toda a região.
De acordo com a SAP a unidade prisional tem capacidade para 847 detentos em regime fechado e desta forma deve melhorar a segurança publica dos moradores das imediações e cidades vizinhas.
A obra de construção da penitenciária de Taquarituba teve um custo total de R$ 34 Milhões e possui área construída de 10.861,95 m², sendo distribuída em 8 pavilhões com 8 celas e ainda outras 5 salas, incluindo enfermaria, cozinha e dispensa.
Os primeiros detentos devem ser levados para a nova unidade na próxima segunda feira dia 29-12 quando será iniciado um trabalho de resocialização onde os apenados receberão aulas do ensino fundamental e ainda deverão trabalhar na cozinha do sistema prisional.
De acordo com o Secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, a construção do presídio será de grande importância para o atendimento à demanda.
Ainda segundo Lourival a população Carcerária é de 220 mil detentos e a nova unidade será de grande monta para desafogar outras unidades prisionais: “Nós temos uma sobra significativa de mais de 950 presos no Estado, e esses números mostram a necessidade de novas unidades prisionais, a entrega da penitenciaria de Taquarituba vai beneficiar não só a cidade mas vários outros municípios da região que enfrentam problemas de superlotação carcerária” conclui o secretário.
Gomes informou ainda que a unidade penitenciaria masculina de Taquarituba conta com um sistema de segurança eficaz formado por agentes armados nas muralhas onde a fuga se torna quase que impossível oferecendo muito mais segurança para a comunidade vizinha à penitenciária.