Servidores penitenciários ocupam duas vagas do Conasp

Vagas forma indicadas pela Febrasp

Servidores penitenciários irão ocupar vagas de conselheiros no CONASP (no Conselho Nacional de Segurança Pública). Eles tomaram posse para o biênio 2013/2014, na última quinta-feira (04), no Ministério da Justiça, em Brasília. O Conselho se reunirá ordinariamente, a cada dois meses, em Brasília ou em qualquer lugar do país em que for deliberado.
Os servidores foram indicados pela Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários (FEBRASP), às vagas conquistadas via eleição pelo Sindicato dos Agentes do Paraná (SINDARSPEN), com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos realizados por José Roberto Neves, Presidente da entidade, que foi Conselheiro no último biênio 2011-2012.
Segundo o presidente da Febrasp, Gilson Pimentel Barreto a conquista das vagas fortalece a categoria. Conforme  Barreto, as vagas de conselheiros serão ocupadas agora pelos servidores penitenciários Augusto César Coutinho, ex-presidente do SINDASP-CE, e Wesley Bastos, diretor do SINDPEN-DF.
O CONASP é um órgão vinculado ao Ministério da Justiça e compete atuar na formulação de diretrizes e no controle da execução da Política Nacional de Segurança Pública do país. Na primeira Sessão Ordinária do Conselho, realizada dia 05/04/03 os Conselheiros começaram a discutir o Projeto de Lei n° 3734/2012 do Poder Executivo Federal que versa sobre a Criação do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP. Os conselheiros servidores penitenciários vão defender a inclusão do Sistema Penitenciário neste projeto, como parte integrante da segurança pública.
Segundo os novos conselheiros, um dos grandes desafios será regulamentar a profissão do servidor penitenciário nacionalmente.
 “O sistema penitenciário deve ser uma atividade com regulamento único em todo território brasileiro, as atividades executadas não podem ser diferentes. Hoje essa política é tocada por uma política governamental, não por uma política de Estado”, afirmam.

Notícias relacionadas

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados