Sistema Prisional será tema em evento da II Conferencia Nac
Sistema Prisional será tema em evento da II Conferencia Nacional de Segurança Pública
“Os servidores penitenciários levarão para o evento questões da luta nacional, como a regulamentação da profissão, aposentadoria especial, redução da carga horária, PEC da execução penal, combate à superlotação dos presídios e contra as privatizações e terceirizações dos serviços penais”
O CONASP realizou, entre no mês de abril de 2014, o evento “Diálogos Regionais – CONSEG 2015”, com o intuito de debater os resultados da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, bem como a situação geral da segurança no país, além de iniciar os preparativos para a 2ª CONSEG, que deverá ocorrer em 2015.
Entre outros segmentos de trabalhadores, da sociedade civil e do poder público, os Diálogos Regionais da CONSEG contarão com a participação dos Agentes Penitenciários de todo o País. Estes representantes participaram de cinco reuniões descentralizadas durante o mês de abril, sendo uma em cada macrorregião do país, que elegeu representantes para a plenária nacional a ser realizada em maio. (calendário abaixo)
Nas plenárias regionais foram aprovadas propostas e moções a serem apresentadas e debatidas na etapa nacional em maio de 2014, onde os servidores penitenciários deverão encaminhar questões da luta nacional, como a regulamentação da profissão, aposentadoria especial, redução da carga horária, PEC da execução penal, combate à superlotação dos presídios e contra as privatizações e terceirizações dos serviços penais.
A categoria dos Agentes Penitenciários foi representada pelos seguintes trabalhadores: Leandro Alan Vieira (Centro Oeste); Gilson Pimentel Barreto e Antônio Carlos Vilela de Oliveira (Sudeste); Anderson da Silva Pereira e Clemerson Gomes Sá (Norte); José Roberto das Neves (Sul); Vilobaldo Adélio Carvalho, Jarbas Santos de Souza e Edmilson dos Santos (Nordeste), além dos Agentes Augusto César Coutinho e Wesley Bastos, estes últimos são os representantes dos trabalhadores do Sistema Penitenciário no CONASP.
As indicações foram feitas pelo SINDARSPEN/PR, entidade filada à Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários – FEBRASP. Já entre os trabalhadores indicados estão agentes de outros sindicatos filiados FEBRASP e também à FENASPEN, federação parceira cuja pauta de luta nacional é trabalhada em conjunto.
Diretoria Executiva da FEBRASP