Sindcop participa de abertura de Curso de Formação para AE
Carlos Neves
Nos dias 15 e 16 de agosto o Presidente do Sindcop e Presidente da Febrasp (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários) e os Diretores, Sr. João Ofernne Primo e Carlos Neves, participaram da abertura do Curso de Formação de Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciaria na Escola de Administração Penitenciaria (EAP) em São Paulo. Ao todo foram iniciadas 16 turmas e a participação do Sindcop visa apresentar a categoria o sistema penitenciário na ótica sindical, mostrar a realidade do sistema, as dificuldades no trabalho e nas relações interpessoais, doenças funcionais, necessidade de amparo jurídico, representativo para negociações para melhoria de condições de trabalho e salarial, reconhecimento das categorias que compõem o sistema penitenciário paulista e nacional. O Sindcop deixa a mensagem que é um sindicato dos servidores públicos e luta por todas as categorias não diferenciando cargos e funções.
O Curso de Formação Técnico-Profissional de AEVP é previsto na Lei Complementar 898, de 2001(lei de criação do cargo) e está regulamentado pela Resolução SAP 053, de 2007 e normas da SAP.
É destinado ao candidato aprovado em Concurso Público, para essa categoria profissional, nomeado em caráter probatório e considerado apto no Exame de Capacidade Física e Mental.
O Estágio Probatório compreende o período de 1095 dias de efetivo exercício na classe inicial da carreira funcional.
A formação técnico-profissional do AEVP tem o objetivo de capacitá-lo para o desempenho das funções de escolta e custódia de presos(as), em movimentações externas, e a guarda das unidades prisionais, evitando fuga ou arrebatamento de presos(as), das Unidades Prisionais do Sistema Penitenciário de São Paulo.