CNJ aponta que novos casos de Covid-19 na sociedade ainda não são detectados no sistema prisional

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

Uma publicação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desta quarta-feira (16), em seu boletim mensal, aponta que no mês outubro houve redução no índice de novos casos da Covid-19, em comparação ao mês de setembro.

Apesar de novos casos na sociedade em geral, esse aumento ainda não foi detectado entre presos e servidores do sistema prisional, nem nos adolescentes ou servidores do sistema socioeducativo.

Segundo o CNJ, a redução no sistema prisional foi -97% e -60% nas unidades socioeducativas. O boletim é elaborado pelo CNJ com dados repassados por autoridades locais.

Ainda de acordo com o boletim, entre presos e servidores que já tomaram pelo menos a 2ª dose da vacina – entre setembro e outubro – a cobertura vacinal passou de 89,9% para 91,6%. Já no sistema socioeducativo, foi de 96,8% para 99,4%. O monitoramento é feito pelo CNJ desde junho de 2020.

Segundo o monitoramento, desde o início da pandemia totalizaram 114.393 casos entre presos e servidores, sendo 77.857 presos e 36.536 servidores. Também ocorreram 695 óbitos, sendo 339 presos e 356 servidores.

No sistema socioeducativo, foram 17.017 casos, sendo 4.357 nos adolescentes e 12.660 em servidores. Desde o início da pandemia foram 125 óbitos, todos de servidores.

São Paulo

No Estado de São Paulo, de acordo com o boletim da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), divulgado nesta quarta-feira (16), foram a óbito 122 servidores e 83 presos, desde o início da pandemia.

Notícias relacionadas

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados

Convênios com universidades estão disponíveis para filiados do Sindcop e seus dependentes