Diretor do Sindcop lembra que só poderão ser transferidos para esses polos os AEVPs que tiverem o curso.
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Estão abertas as inscrições para os policiais penais agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), que estiverem interessados em fazer o Treinamento Específico para Escolta e Custódia de Presos em Movimentações Externas.
A publicação foi feita pela Escola de Administração Penitenciária (EAP) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), no Diário Oficial do Estado (DOE). As inscrições podem ser feitas até 24/11, 16h, no formulário disponibilizado por um link divulgado na publicação. Clique aqui para acessar o formulário.
Conforme a publicação, se enquadram no público-alvo os AEVPs dos níveis II a VI, que realizaram o Curso de Formação Técnico-Profissional, até março de 2013, ou possuem certificação no referido treinamento.
O documento aponta ainda que o objetivo do treinamento é capacitar os AEVPs para o desempenho das atividades relativas à escolta e custódia de presos, em movimentações externas, de acordo com o previsto no artigo 2º da Resolução SAP – 80, de 30/05/2013.
O secretário do Sindcop, Carlos Neves, explicou que “esse curso é importante para que os AEVPs possam ser transferidos para as unidades prisionais do interior, ou até mesmo pela LPT. Segundo a Resolução 112, que foi aquela que disciplinou a LPT e que constou que, quem não tiver o curso de movimentação e escolta carcerária [os AEVPs] não serão transferidos”, disse o diretor do Sindcop.
O sindicalista também lembrou que já está prestes a se criar nove polos de escolta e vigilância penitenciária no interior. “Mas só poderão ir para esses polos os AEVPs que tiverem o curso. Ele pode estar inscrito na LPT, mas se ele não tiver o curso não será transferido”, disse Neves.