Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Diversos líderes sindicais e de outras instituições que representam a sociedade entregaram na tarde desta quarta-feira (7), em Brasília, uma carta aberta à equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O texto também é direcionado ao Congresso Nacional e à sociedade.
A carta aberta é de iniciativa da associação Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), instituição sem fins lucrativos, que entre os objetivos, cobra a auditoria da dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais. O documento é assinado pela coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli.
O Sindcop participa da equipe que fez a entrega do documento e foi representado pelo presidente Gilson Pimentel Barreto, o diretor de Assuntos Jurídicos, Carlos Piotto, e o secretário, Carlos Neves.
A carta foi entregue ao secretário do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) e cobrou a realização de uma auditoria integral da dívida pública, com a participação da sociedade. Para a associação, o privilégio da chamada dívida pública, tem sido um dos principais empecilhos ao desenvolvimento socioeconômico do Brasil.
O documento elogiou o posicionamento manifestado em 9/11/2022 pelo presidente eleito, que disse que “não podemos ficar guardando dinheiro para pagar juros aos banqueiros, e que devemos priorizar o pagamento da dívida social”. A carta aberta destaca que será necessário enfrentar o privilégio da dívida pública e que juros e amortizações têm consumido mais da metade do orçamento federal, “além de servir de justificativa para contínuas privatizações insanas e contrarreformas que retiram direitos da sociedade, impondo, adicionalmente, sucessivos contingenciamentos de recursos, cortes e teto de gastos; tudo para que sobre mais recursos ainda para os onerosos gastos financeiros com a dívida”, descreve o texto.
No período na manhã, os diretores do Sindcop participaram de reunião virtual com toda a equipe para a definição dos detalhes do documento.
Confira abaixo a carta aberta.
Participe! Vote na enquete na Câmara dos Deputados, que trata do projeto da Auditoria Cidadã para impor limite aos abusivos juros cobrados no Brasil
Consta no site da Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar elaborado pela Auditoria Cidadã da Dívida e demais entidades apoiadoras. Vamos mostrar que a população está com a gente e quer um Brasil com juros baixos e fácil acesso ao crédito. Basta fazer login com sua conta Google, Facebook, Apple ou criar uma conta no site do governo para votar e dizer aos nossos representantes que o limite dos juros tem que virar lei! Com o avanço do nosso Projeto de Lei Complementar, batizado como PLP 104/2022, esperamos interromper esta nociva política monetária que joga contra o próprio povo e favorece apenas o setor financeiro e seus rentistas.
Requerimento de Audiência Pública do PLP 104/22 é aprovado na CFT