NOTA DE REPÚDIO

O SINDCOP – SINDICATO DOS POLICIAIS PENAIS E TRABALHADORES DO SISTEMA PENITENCIÁRIO PAULISTA, entidade representante dos trabalhadores do sistema prisional no Estado de São Paulo, vem a público externar seu mais profundo repúdio aos atos terroristas protagonizados neste domingo, dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Vale lembrar que a democracia pressupõe a alternância de poder e o reconhecimento da vontade do povo manifestada por meio do voto. A tentativa de golpe com ações violentas faz com que o dia 8 de janeiro se torne uma mancha na História do Brasil e preocupa trabalhadores e a sociedade.

Os atos de terrorismo ora praticados não podem ser confundidos, como insinuam alguns políticos e o ex-presidente, com atos e manifestações de trabalhadores anteriormente ocorridas, que, em mobilizações buscavam a manutenção de direitos que veem sendo vilipendiados ao longo dos anos, melhores condições de trabalho e salários, sempre com a organização e responsabilidade dos sindicatos e organizações sociais de esquerda. Os trabalhadores quando se manifestam, o fazem dentro da garantia constitucional, da lei de greve e, com fins sociais e de forma pacífica, sabendo que, para eventuais abusos, há previsão legal de responsabilização.

Os atos de vandalismo, terrorismo, atrocidades, destruição ocorridos no último domingo, têm caráter puramente político, golpista e antidemocrático, inaceitáveis em uma sociedade democrática.  

O SINDCOP manifesta total apoio às medidas adotadas pelo Presidente Lula e Ministro Alexandre de Moraes, para garantir a ordem e o estado democrático de direito. Que os responsáveis sejam punidos e que possamos voltar a viver em paz.

ATOS DE TERRORISMO NÃO SE ASSEMELHAM A MANIFESTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHADORES.

Bauru, 9 de janeiro de 2023.

Gilson Pimentel Barreto

Presidente

Notícias relacionadas

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública

Governo fixa valor máximo para pagamento de bônus por resultados

Convênios com universidades estão disponíveis para filiados do Sindcop e seus dependentes