Rádio Sindcop conversa com a policial penal Aline Lara no Dia Internacional da Mulher

Carlos Vítolo

Da Redação – SINDCOP

O programa Revista Nacional, da Rádio Sindcop, recebeu para entrevista nesta quarta-feira (8), a policial penal e diretora do Sindcop, Aline Lara. A entrevista foi conduzida pelo jornalista Carlos Vítolo e o tema foi o Dia Internacional da Mulher.

A policial penal contou sobre o início de sua carreira e falou das mudanças ocorridas ao longo do tempo na sociedade e no sistema prisional. “Em janeiro de 2000 foi quando iniciei na profissão e o perfil das unidades femininas era totalmente outro”, disse.

“A gente precisa não medir esforços para conquistar novos espaços, para principalmente estar à frente de cargos e outras funções. A gente não pode ter nossa habilidade profissional reduzida ao lavar, passar e cozinhar. A gente é capaz de pensar de uma forma muito mais coletiva, decisiva, muito mais complexa do que simplesmente a organização do local ou a limpeza do local”, destacou a policial penal.

A líder sindical também falou sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Dentro do ambiente de trabalho o assédio também acontece, o assédio moral, o assédio sexual. O sexual, eu acho que a mulher hoje está mais preparada, ela está mais encorajada a denunciar, mas o assédio moral é muito difícil. Ele fragiliza muito, as leis precisam ser mudadas, principalmente dentro dos processos administrativos a palavra da vítima não tem tanto peso, ainda se recorre à questão de provas e isso dificulta. Diante da dificuldade e do convívio profissional com o agressor, muitas vezes, há o silêncio. Vamos falar da nossa realidade como policiais penais, a gente não pode entrar com celular para filmar, diferente do que acontece na rua e daqui a pouco está todo mundo filmando, expondo e jogando na mídia”, explicou.  

Confira a entrevista completa com Aline Lara.

Serviço: a programação da Rádio Sindcop pode ser ouvida 24h por meio do aplicativo para celular, que pode ser baixado gratuitamente no Play Store, ou ao vivo, de segunda a sexta-feira, pelo Youtube e Facebook do Sindcop. Sempre sob um olhar jornalístico, com ética e seriedade, a Rádio Sindcop leva até o ouvinte/telespectador a informação com qualidade e dinamismo.

Notícias relacionadas

Curso online da EAP vai integrar carreira de policial penal

Lula e Lewandowski apresentam PEC da Segurança Pública a governadores

Comissão aprova projeto que cria banco de dados nacional de vitimização, suicídio e doenças psicológicas dos profissionais de segurança pública