Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Diretores do Sindcop estiveram reunidos nesta quarta-feira (19), em Campinas, com o presidente da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), Pedro Tourinho. O Sindcop foi representado pelo diretor de Comunicação, Magno Alexandre Freire Cirino, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos, Carlos Piotto. Também participou da reunião o coordenador nacional da Internacional de Serviços Público – Brasil (ISP), João Cayres.
A Fundacentro é uma instituição voltada para estudo e pesquisa das condições dos ambientes de trabalho, responsável pela criação das Normas de Higiene Ocupacional (NHO) e é vinculada ao Ministério do Trabalho.
De acordo com o diretor de Comunicação do Sindcop, a pauta da reunião foi o pedido de criação de critérios de avaliação ocupacional no uso de equipamentos de inspeção corporal e de bagagem com tecnologia baseada em Raio-X, para a segurança pública. “Revindicamos a inclusão dos equipamentos de inspeção por Raio-X, na NHO – 05, para a padronização dos critérios e procedimentos de avaliação ocupacional dos operadores, para previnir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A Fundacentro é referência nacional e internacional na avaliação e controle dos riscos no ambiente de trabalho, sendo uma instituição que preza pela integridade física e mental dos trabalhadores”, destacou.
O presidente da Fundacentro assinou um requerimento manifestando apoio incondicional da instituição na proposta apresentada pelo Sindcop e a demanda será objeto de estudo do órgão.