Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Diretores do Sindcop participaram nesta quinta-feira (27) da reunião estadual da Comissão Consultiva Mista (CCM) do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe). A reunião aconteceu no Centro do Professorado Paulista em São Paulo.
O Sindcop foi representado pelo secretário, Carlos Neves, a Diretora de Assuntos de Saúde do Sindcop e secretária da CCM Regional Bauru, Maria Alice Acosta e o colaborador do sindicato na CCM de Bauru, Carlos Roberto Romacho. Também participou da reunião a presidente da CCM regional de Bauru, Idenilde Almeida Conceição. Vale lembrar que o Sindcop está presente em todas as reuniões locais e estadual da CCM.
De acordo com o secretário do Sindcop, “foram apresentados os problemas encontrados pelas CCMs em cada região e proposto soluções para cobranças diretas à Superintendência do Iamspe”, disse.
A reunião também discutiu as dificuldades de credenciamentos e melhorias contratuais, além da ampliação de atendimentos e especialidades.
O diretor do Sindcop destaca que a maioria das CCMs regionais cobraram melhorias, “principalmente no atendimento e cirurgias, junto ao hospital do servidor, bem como, a contratação de médicos, enfermeiros, aquisição de equipamento para exames e o fim das tercerizações”, explicou.
De acordo com a Diretora de Assuntos de Saúde do Sindcop e secretária da CCM Regional Bauru, Maria Alice acosta, a presidente da CCM de Bauru, Idenilde Almeida Conceição, intercedeu junto à coordenadora dos Ceamas a pedido da CCM municipal do Iamspe de Avaré. Em Avaré, o curador da Santa Casa, em conversa com a presidente da CCM municipal do Iamspe de Avaré, a policial penal Toninha, comunicou o encerramento do contrato com a Santa Casa no final do mês de abril. Ideilde manteve contato com a coordenadora dos Ceamas que atua no Decan, em São Paulo, e mesma informou já ter conhecimento dos fatos e já ter passado ao Diretor Técnico do Decan e que o assunto seria resolvido entre o Decan e o curador da Santa Casa. O presidente da CCM Iamspe intermediou a conversa e parte das reivindicações da Santa Casa foram atendidas. Em 20/04, foi houve a confirmação da continuidade do atendimento em Avaré.
CCMs convidam servidores
As CCMs destacam a importância da participação dos servidores nas reuniões e convidam todos para as reuniões das regionais. Os participantes podem apresentar demandas de suas regiões. Além disso, as demandas também podem ser apresentadas para os diretores técnicos dos Ceamas, que também podem ajudar na resolução dos problemas de exames e atendimentos.
Edital Prudente
Novamente houve a abertura de edital de credenciamento para a região de Presidente Prudente e a expectativa é de que outros hospitais possam atender ao Iamspe.
Outras melhorias:
- retorno do cadastro presencial e com atendimento humano por telefone;
- retorno do atendimento presencial ou atendimento humano por telefone junto ao financeiro aos usuários do Ianspe que necessitam de boletos de pagamentos;
- aumento do teto de gasto de atendimento, exame e cirurgias de Araçatuba, que era de R$350.000,00 e vai para R$1.100.000,00.
Sindcop sempre presente
Mais uma vez o Sindcop se fez presente nesta reunião, bem como na reunião da CCM regional do Iamspe de Presidente Prudente, com participação do diretor do ponto de apoio de Presidente Venceslau, José Cláudio de Souza, além da reunião da CCM regional do Iamspe de Bauru, com a presença da Diretora de Assuntos de Saúde, Maria Alice Acosta, o diretor da subsede de Pirajuí, Fernado Gonçalves, e do colaborador Carlos Roberto Romacho.