Reunião na SAP não apresentou aos sindicalistas o projeto detalhado de subsídio para a “nova carreira” de policial penal
Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
Em entrevista nesta quinta-feira (18), ao programa Revista Nacional, da Rádio Sindcop, apresentado pelo jornalista Carlos Vítolo, o presidente do Sindcop, Gilson Barreto, falou sobre a reunião que ocorreu ontem com o secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger.
Na reunião, o secretário apresentou alguns itens que tratam da alteração para subsídio do sistema remuneratório para a “nova carreira” dos policiais penais. Participaram da reunião representantes dos sindicatos que formam o Fórum Penitenciário Permanente. Os sindicalistas esperavam ter acesso ao texto do projeto com os detalhes das mudanças, no entanto, isso não ocorreu.
De acordo com o presidente do Sindcop, o projeto foi solicitado ao secretário na reunião, no entanto, ele disse que ainda não tinha o projeto e que não tem autorização do governador para disponibilizar. A expectativa dos sindicalistas é de que tenham acesso ao projeto na reunião que acontece nesta sexta-feira (19), às 17h, na Casa Civil.
Na entrevista à Rádio Sindcop, Barreto avaliou que “com base nesse documento que foi apresentado na reunião com o secretário, é muito pouco para a gente emitir um juízo de valor mais consistente. A gente entende que o subsídio é esse formato, mas temos conhecimento de outros estados, que já foi aprovado a Polícia Penal, que já recebem por subsídio há muito tempo, que ele também não é tão engessado assim. No Piauí, através de ação judicial, eles conquistaram o adicional noturno. Com base no que foi apresentado, que é muito superficial, não dá para fazer um juízo de valor pleno”, explicou.
Assista a entrevista na íntegra.
Por enquanto assembleia mantida
Ainda sem acesso ao projeto do governo, que deve apresentado na Assembleia Legislativa até o final do mês, por enquanto, o Fórum Penitenciário Permanente mantém a convocação da categoria para a mobilização de uma assembleia geral extraordinária, marcada para o próximo dia 25, a partir das 19h, nas seguintes cidades do Estado: São Paulo, Taubaté, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio, Preto, Avaré, Prudente e Baixada Santista. Os endereços dos locais das assembleias serão divulgados nos próximos dias nos sites e redes sociais dos sindicatos do Fórum. O objetivo das assembleias é debater as estratégias de luta dos policiais penais contra a proposta de subsídios.