Carlos Vítolo
Da Redação – SINDCOP
A Assembleia Legislativa lançou a Frente Parlamentar de Apoio ao Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ na noite da última quinta-feira (22). A coordenação da frente é do deputado Teonílio Barba (PT) e o objetivo é defender a ampliação da política pública de iniciativa do governo federal, além de cobrar maior participação do governo de São Paulo.
Diversos representantes de movimentos sociais, sindicalistas e representantes de prefeituras participaram do lançamento da Frente Parlamentar. O Sindcop também esteve presente e foi representado pelo secretário-geral, Carlos Neves.
Estiveram presentes a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, e a vice-presidente de Habitação do banco, Inês Magalhães. Também estiveram presentes os deputados estaduais Rômulo Fernandes, Simão Pedro, Luiz Fernando T. Ferreira e Beth Sahão, todos do PT, além da deputada Ediane Maria (PSOL) e do deputado federal Alfredinho (PT).
O diretor do Sindcop teve a oportunidade de conversar com a presidente da Caixa e questionou a disponibilização de programas habitacionais para servidores públicos, principalmente para policiais penais. De acordo com Neves, a presidente disse que há estudos de programas habitacionais que poderão beneficiar os servidores públicos, uma vez que o programa acaba não atingindo grande parte dos servidores. Apontou ainda que, poderá se criar programa de financimento para aqueles que não se enquadram, inclusive, com subsídios do governo federal.
Conforme Maria Rita, “o Minha Casa, Minha Vida tem um papel fundamental, pois não é apenas um programa de habitação. Além de oferecer moradia digna, também investe na construção civil e gera muitos empregos no País. Além disso, os estados e municípios também investem em infraestrutura, como saneamento básico, ruas asfaltadas, além de mais creches, escolas e postos de saúde”, disse.